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Texto: fonte de leitura e formação social discente
(CVHA)

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Este projeto de intervenção apresentado é pré-requisito fundamental para a 2ª verificação de conhecimentos na disciplina de Estágio Supervisionado III em língua portuguesa, ministrada pela profª. Sâmara Mendes.
O presente projeto de intervenção pretende tratar a importância da utilização de textos orais e escritos como meio de interação e formação social, cultural, educacional e profissional, assim como, aumentar a criticidade social do aluno no ensino fundamental e médio ingressado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, doravante denominada EJA.
Pretende-se, a partir do contexto acima apresentado e das observações de situações vivenciadas em sala de aula na experiência durante os estágios supervisionados, investigar de que maneira o uso do texto nessas duas possibilidades de aplicação, implicaria no desenvolvimento da atitude leitora e aptidão crítica da realidade social deste público que se encaminha à um curso superior e levando em consideração que muitos alunos inseridos na EJA já frequentam o mercado de trabalho. Serão apresentadas fundamentações teóricas competentes e pertinentes embasadas em autores como: Marcuschi, Fávero e Castilho, que pudessem cooperar no sentido de legitimar as possibilidades de leitura e reescrita de textos abordados em sala, aplicando o conhecimento adquirido para o meio social. Para tanto pretendemos mostrar como o uso diversos textos orais e escritos, implicam na atitude de interpretação e aptidão para o desenvolvimento lingüístico do aluno desta modalidade de aprendizagem, enfatizando a fundamental importância de compreensão da leitura, através de métodos com o intuito de incentivar aos alunos a “aprender” a ler e tornar esta leitura uma prática, pois entendemos que é a partir deste hábito que os educandos poderão perceber melhor o mundo em que vivem, e através da leitura questionar, compreender e adentrar em todos os universos possíveis, distanciando-se dos textos e assumindo uma postura crítica relacionado a real intenção do que se é lido.
Na justificativa, levou-se em consideração as dificuldades manifestadas pelos alunos em decorrência da falta de interpretação na leitura de textos propostos em sala, assim como, a ineficiente habilidade de decifração e análise crítica dos textos. Com base nos objetivos gerais e específicos, procurou-se identificar, compreender e avaliar as informações necessárias à pesquisa. Na problemática demonstrada, são evidenciadas as dificuldades encontradas pelos alunos e expostas as possíveis causas dessas dificuldades.

1.JUSTIFICATIVA

A motivação em tratar sobre a utilização de textos como fonte de leitura e formação para uma criticidade social do aluno no ensino fundamental e médio - EJA se deu em função da experiência vivenciada em sala de aula durante os estágios supervisionados, quando foi possível observar a dificuldade da comunicação entre professor e alunos durante as aulas, dificuldade essa manifestada pela falta de interpretação quando da leitura de qualquer texto proposto aos mesmos.
A afinidade que se observou entre os discentes referente à utilização de textos para a realização de leituras se mostrou ineficiente, sem resultados positivos quanto ao esforço do professor de tentar alcançar seus alunos. Não é possivel determinar, numa primeira observação, as causas da inaptidão desses alunos, porém, o que indiscutivelmente se pôde constatar, foi que os discentes não se mostravam capazes de decifrar o que liam nos livros, textos e qualquer outra produção escrita proposta pelo professor de sala.
Deste modo entende-se que é fundamental a utilização constante e permanente de textos diversos como fonte de leitura, assim como o devido uso desses mesmos textos no intuito de formação de competência leitora e capacidade de análise crítica da realidade social por parte dos educandos.

2.SITUAÇÃO PROBLEMA

De acordo com o descrito acima, ficam evidentes as dificuldades que alguns alunos encontrarão futuramente, ao avançarem seu nível de conhecimento e até mesmo passar por situações no meio social que exija um aprofundamento de leitura/conhecimento, por não conseguirem identificar no ato da leitura os elementos textuais necessários à sua completa compreensão, interpretação e reflexão diante dos diversos gêneros textuais existentes.
Nota-se que é cogente um fator que possibilite e estimule a construção deste conhecimento por alguns alunos, o que diminuirá a interferência que há nas interpretações distorcidas de textos ocasionadas pela ausência do hábito de atividades de leitura, com o uso de textos eficazes e contextualizados de acordo com a realidade dos discentes, sendo que para isso haja a percepção do docente em apresentar meios que desperte o prazer na realização da leitura.

3.PUBLICO ALVO

Neste projeto visamos enfatizar a importância da utilização de textos como fonte de leitura e formação social voltado para o público de ensino fundamental e médio inseridos na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, exatamente por percebermos, ao acompanhar esta classe estudantil durante a prática de estágios, que é um público que necessita de uma atenção especial em seu processo de aprendizagem, principalmente no que se trata de leituras e interpretação textual, pois são turmas formadas por pessoas que por algum motivo se ausentaram da escola e retomaram esta atividade após a fase adulta.

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