1-Tema:
O gênero discursivo notícia jornalística como instrumento de incentivo da leitura de jornais.
2-Problemática/Definição do tema:
O gênero noticia como instrumento de ensino da leitura de jornais e revistas em sala de aula, na turma do 2° ano ensino médio, em uma escola do ensino público
3-Objetivos Gerais:
Incentivar aos alunos do 2º ano/ do ensino médio a leitura de jornais e revistas despertando nesses discentes, o interesse pelos acontecimentos geral da sua cidade,país e do mundo, reconhecendo na leitura de jornais e revistas uma fonte essencial para estarem bem atualizados e possibilidades de aquisição de novos conhecimentos.
4-Objetivos Específicos:
Proporcionar o conhecimento sobre um pouco da história da notícia, reconhecendo-a nos meandros do jornal/ revista/ Internet, etc, juntamente com suas características, diferenciando-a de outros textos que aparecem na mídia escrita.
Analisar lingüisticamente o gênero notícia jornalística, retirado de um jornal local do dia 13/04/2008.
Produzir uma noticia a partir de um fato acontecido, observando as marcas lingüístico-enunciativas a serem mobilizadas, em função do tema abordado.
5-Justificativa
Discutir o ensino gramatical contextualizado, tomando os gêneros como objeto de estudo, procurando contribuir para a formação de um cidadão crítico e participativo na sociedade é o que nos levou a pensar nesta proposta com o gênero discursivo notícia jornalística. O interesse por tal temática deve-se ao fato de considerarmos a leitura do texto jornalístico imprescindível para a formação do leitor, capaz de entender, integrar-se e atuar na realidade social em que está inserido, via a formação de opiniões e mediante o desenvolvimento da capacidade de reflexão, o que é essencial para assegurar sua participação como cidadão do mundo. Portanto consideramos relevante este projeto uma vez que propicia o desenvolvimento do leitor crítico, exigido pela nova ordem social e pelos princípios estruturadores da atual proposta curricular para o Ensino Fundamental e Médio, especificamente no que diz respeito a leitura e a escrita e os quais se apresentam como grandes problemas enfrentados pelos alunos na Educação Básica..
6-Conteúdos Envolvidos:
Tipos de linguagem e níveis de linguagem
Marcas temporais (Advérbios, locuções adverbiais)
Marcas enunciativas (adjetivação e estrangeirismos)
Leitura e interpretação de textos em jornais e revistas
Tipologia e gênero textual.
Produção de textos (noticia)
7-Metodologia:
A seguir serão explicitados em duas etapas os procedimentos que norteiam o trabalho pedagógico com o gênero notícia.
1ª Etapa :
1-Abordagem do gênero notícia, sua organização, tema e condições de produção.
2-Leitura de notícias de jornal, revistas, a fim de que os alunos identifiquem o lide e as principais marcas lingüísticas do gênero e as variáveis (enunciativas) dos autores.
3- Análise lingüística orientado pelo professor da noticia já trabalhada anteriormente.
4-Leitura mais detalhada da noticia para observar o que está visível e implícito no texto e elaboração de um texto expondo sua compreensão e interpretação do texto lido..
2ª Etapa
1-Pede-se aos alunos que produzam uma noticia a partir de um fato acontecido, observando as marcas lingüístico-enunciativas a serem mobilizadas, em função do tema a ser abordado.
7-Recursos utilizados
Jornais e revistas
Quadro magnético, pincel, retroprojetor.
8-Resultados esperados
Que os alunos possam reconhecer, identificar o que é uma noticia, quem escreve , qual o objetivo de uma noticia, qual seu público alvo. Espera-se também, que a partir das leituras das notícias escolhidas de acordo com o contexto do aluno, possam ampliar seu horizonte lingüístico discursivo. Assim como, esses docentes observem com maior clareza o que está implícito no texto e não somente ao que está “visível” em um texto que lêem, e por ultimo espera-se que todos sejam capazes de produzirem uma noticia a partir de um fato acontecido, observando as marcas lingüístico-enunciativas a serem mobilizadas, em função do tema abordado.
9-Avaliação
Participação de cada aluno pelo assunto dado.
Gostou de ler esse resumo? Então classifique-o! Deixe suas perguntas e envie suas sugestões, comentários e solicitações de outros resumos para:
[email protected]