A Culinária da Espanha 
(Portal São Francisco)
  
A gastronomia espanhola apresenta uma  grande variedade e é reconhecida em todo o mundo por sua excelência. 
 A culinária da Catalunha, de Valência e de Murcia, combina mariscos com verduras e legumes com peixes. 
 Nas montanhas, encontram-se trufas e cogumelos em profusão. Nas Ilhas Baleares, aparece uma cozinha quase medieval nos pratos com especiarias, em que o doce, a canela e os frutos secos têm grande importância. Há ensopados de lagosta, com o raó (pequeno peixe de sabor sublime), ou com os lagostins reais de Menorca. Embutidos, ensopados de legumes e sopas também caracterizam a campesina cozinha de Baleares.
 Das várzeas de Córdoba, Sevilha ou Granada, vêm os ingredientes de alguns dos pratos mais famosos da cozinha andaluza: o gaspacho (sopa fria a base de vegetais), o salmorejo (molho feito de água, vinagre, azeite, sal e pimenta), o ajoblanco ( sopa fria de amêndoas e alho) ou o pisto (omelete de pimentões e tomates).
 Em Salamanca, se cria o porco ibérico, que fornece carnes de qualidade, como rins, pernis e lombo, além de presuntos, salsichas e chouriços. Um grande  destaque da culinária espanhola é o arroz. Distinguem-se três variedades: o bomba (semelhante ao arbóreo), o senia e o Bahia que entram como matéria-prima para preparações especiais como arroz negro catalão, arroz seco, arroz molhadinho, arroz simples, guisados ou o arroz brut.
 A cozinha da capital Madri é, definitivamente, o resultado de uma fusão de produtos e receitas que vão chegando de todo o país e deixando, a cada prato, um rastro de inconfundível sabor.
 Tão reverenciados quanto a paella (a mais conhecida de todas as receitas espanholas), são as "Patatas a la importancia", os "Bolinhos natalinos de peru", as "Lulas recheadas" e o "Arroz negro com lulas", comuns em todo o litoral Mediterrâneo.  
 As sobremesas, chamadas de postres, são as principais estrelas da confeitaria. O "Toucinho do céu", as "Maçãs assadas", o "Arroz doce", o "Queijo ricota com mel e castanhas" e a famosa "Crema catalana" estão entre os destaques doces.
 No coração da Península Ibérica, percebe-se a presença marcante dos assados. É uma região rica em carnes suína e bovina, mas também de animais de caça. Destes lugares destaca-se o "Lechazo al horno".
 Das cozinhas do país, a que oferece maior variedade é a da Andaluzia. Única região do território espanhol banhado tanto pelo Atlântico quanto pelo Mediterrâneo, o litoral andaluz oferece a "sopa marítima de Almería", que traz entre os seus ingredientes tamboril, camarões, pimentões vermelhos e ervilhas.
 A indústria de carnes também é próspera na região, onde predomina o rebanho suíno e seus derivados: as lingüiças, os presuntos, lombos e paletas. Mas a carne bovina também tem lugar de destaque em várias receitas andaluzas. Entre elas, há a apreciada "Rabo de Toro", muito próxima da rabada que conhecemos.
 Para finalizar, o símbolo principal da gastronomia espanhola: o azeite de oliva. Líder mundial na exportação do produto, o país tem também na Andaluzia o maior foco de contribuição para essa posição de destaque, com 80% da produção do azeite no país saindo da região.
   
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Comidas Típicas Da Espanha
  
  
- A Culinária De Portugal
  
  
- Receitas De Aninha Comas
  
  
- Livro A Cozinha Brasileira De Ana Maria Braga
  
  
- 15 Curiosidades Do Butão
  
 
 
 | 
     |