Coimbra
(Amalia Rodrigues)
Cantar o fado, não é para todos. Escrever fado também não. É aqui que tiro o chapéu à Amália, embora prefira ouvir esta música cantada com voz masculina.
E que musica é esta? Nem mais nem menos que a nossa Coimbra, que tal como o próprio nome indica, é dedicada a Coimbra, à sua beleza e o resto deixo para vocês lerem e cantarem (se assim acharem por bem)
Coimbra
Amália Rodrigues
Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade
Coimbra do choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal, ainda
Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês tão linda
Coimbra das canções
Coimbra que nos põe
Os nossos corações, à luz...
Coimbra dos doutores
Pra nós os seus cantores
A fonte dos amores és tu.
Se não gostas de fado, paciência, eu também não gosto na nossa economia, e sou obrigado a viver com ela.
Se queres aprender a gostar, podes começar por frequentar umas noites de fados, que por norma, e felizmente já é coisa que se vê mais nos dias de hoje do que há uns anos. Há casas especializadas em fado, e restaurantes com dias temáticos, sendo que há-de haver um dia dedicado ao fado.
No fado nem tudo é triste, dado que por norma, nas noites de fado há caldo verde, enchidos (morcelas de arroz e afins) e bons vinhos ou sangria. Ora se a musica está triste e a alma não há maneira de animar, nada como meter uns tintos no bucho, acompanhados dum caldo verde para aconchegar a alma....e.... esperar que faça efeito :)
Vais ver que passado algum tempo já começas a sentir um certo calor e animo que quem já acredita que o pai natal existe e que os nossos políticos são todos pessoas serias (esta ultima é difícil de atingir, mas com uns 30 copos no bucho, penso que se chega lá).
Resumos Relacionados
- Coimbra - U2 - Espectáculo Na Cidade
- Amália Rodrigues
- A Poesia Da Presença
- Capela São Miguel - Universidade Coimbra
- Fado
|
|