Disturbios de aprendizagem - Impulsividade
()
Os tres últimos acima citado costumam ser estudados em conjunto sob a denominação Disturbio do defict de atenção ( DDA ) .
Os professores interagem com alunos portadores desses distúrbios sem no entanto , possuir a devida preparação para esse tipo de atividade. Poucos são os professores que se sentem realmente capazes de durante o desenvolvimento de suas aulas , identificar estudantes portadores desses disturbios e , além disso , ajudá-los em suas dificuldades .
O professor no entando pode planejar intervenções com o objetivo de controlar por exemplo , o comportamento impulsivo de seus alunos em suas salas de aulas . Impulsividade parece ser um fenomeno simples quando comparado com a dislexia e outros , cujas as complexidades exigirão do professor competencia técnica específica que ele, geralmente não possui. É importante lembrar que Impulsividade não é prerrogativa de estudantes , existem professores impulsivos e o controle dessa impulsividade também é significativa.
Impuisividade , tem como significado , pessoas que agem sem refletir , obedecendo ao impulso do momento e sem levar em consideração todas as informações disponíveis . A pessoa impulsiva é definida como incapaz de controlar seus impulsos , tentando agir desarrazoadamente por insuficiencia das funções de controle dos impulsos . Para essas pessoas " pequenas coisas " podem despertar grandes emoções e a força dessas emoções gera um combustível aditivado de suas ações , chamando atenção para a incapacidade de esperar sua vez, intenrrompendo as conversas e respondendo antes de se terminar a pergunta.
Crianças e jovens costumam fazer ou dizer coisas impulsivas sem pensar , no entanto esses comportamentos tornam problemas quando ficam mais intensos , mais frequentes e com tempo de respostas menor. O adulto impulsivo , já adaptado , controla razoavelmente seus impulsos .
Sugere-se 16 critérios para que se realizem uma autoavaliação do desempenho impulsivo , a partir da descrição e considerando sempre a frequencia e a intensidade . No caso de 11 respostas positivas a pessoa poderá perceber como impulsiva e buscar meios de controlar esse comportamento .
- Frustra-se ou desanima com facilidade diante de periodo de espera
-dá respostas antes que seus interlocutores terminem sua pergunta ,
- fala o que vem a cabeça sem filtrar palavras ,
-espera ou aguarda por algo com impaciência .
- compra, rompe relacionamentos, sai de emprego.... seguindo impulsos de momentos,
- reage sem pensar a critica , provocações ou rejeições,
- não segue e modo geral , regras e normas estabelecidas,
- compra , joga ou come compulsivamente ,
-apresenta instabilidade sexual ,
- realiza ações contraditórias ,
- costuma melindrar-se com facilidade,
- contagia-se com facilidade aos sentimentos de outros,
- culpa as outras pessoas por seus erros e fracassos ,
-muda bruscamente de humor,
- é criativo e intuitivo,
-desespera-se facilmente
Algumas maneiras simples para tentar controlar a impulsividade
- não responda automatiicamente a aquilo que o incomoda
-respire fundo e várias vezes
- se o lugar estiver tenso , sai para caminhar
- pense antes de reagir
Resumos Relacionados
- Como Se Revela O Défice De Atenção/ Hiperactividade/impulsividade?
- Psiquiatria Para Estudantes De Medicina
- Transtorno De Déficit De Atenção/hiperatividade
- Quando Gastar Torna-se Uma Obsessão
- Putos E Traquinas
|
|