BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Gerência da criatividade
(Eunice Soriano de Alencar)

Publicidade
A Gerência da criatividade, é o livro de Eunice Soriano, que visa nos ajudar a compreender a criatividade como algo que podemos controlar e usufruir intensamente, além de mostrar como é possível abrir as portas para a criatividade pessoal e nas organizações.

O homem ideal ou valor do ser humano procurado pela sociedade está na sua criatividade e habilidade em solucionar problemas, cooperativamente, aumento da motivação e das habilidades dos membros da organização. Algumas faceta da criatividade:

processo de pensamento que se associam com imaginação, insight, invenção, inovação, intuição, inspiração, iluminação eoriginalidade, brincar com idéias. Algumas surgem inesperadamente por isso a necessidade de procurar dominar esse poder criativo.fenômeno que envolve o ambiente ou clima psicológico, caracterisiticas de personalidade e habilidades de pensamento, valores e normas de cultura,

diante do progresso que vem alterando a vida, mudanças, incertezas, desenvolvimento científico, tecnológico – habilidades que ajudam o individuo a se adaptar as mudanças impostas pela sociedade mundial.

habilidade de sobrevivência, recurso valioso para lidar com problemas que afetam o plano pessoal e profissional, soluções originais

O papel da criatividade nas organizações - O perfil de uma organização criativa

Capacitação dos recursos humanos, cultivo de comportamentos voltados para a melhoria contínua, pratica permanente da criatividade é indispensável. E para isso é necessário investimento em desenvolvimento humano, praticas interpessoais, Competição exige inovação o que exige criatividade o que exige bons profissionais e desenvolvimento consciente dos mesmo – bem estar – pessoas – relacionamentos.

Pessoas são diferentes, níveis de cultura, educação, auto conhecimento, etc..Ingredientes da criatividade – estilo gerencial Fatores psicológicos (profissional), do sistemasocial (externo), do formato organizacional (fluxo de informação)Cultura organizacional: ambiente interno, sistema de normas e valores, incentivos edesafios, tanto estimulam como podem obstruir o poder criativo.
 
Tudo o que é compartilhado – mais amplo do que clima psicológico, podendo este último serconsiderado uma dimensão do primeiro.Relação da organização com o individuo e ambassuas características individuais que podem se chocar ou não – zeitgeist – espírito da época

Oportunidades oferecidas – conjunto de fatorespodem favorecer esse potencial – ex.sociedade japonesa – ênfase em coletividadee lealdade refletindo no ambiente de trabalho.Como as novas idéias são tratadas – reação –apoio, concordo, discordo, o valor desta ideia é que.

O clima que favorece o comportamento criativo – VanGundy - 1987

Os componentes desse clima – autonomia ou liberdade para inovar, premiação por desempenho(reconhecimento, elogio,...), apoio à criatividade, aceitação de diferenças e diversidade entre os membros, envolvimento pessoal, apoio da direção.

Sugere recursos para identificar as características do clima de uma empresa = exercícios de metáfora, entrevistas.Outro instrumento de avaliação é o de Amábile e Gryskiewicz que inclui escalas relativas a liberdade, dasafios, recursos, supervisão, colegas de trabalho, reconhecimento.
 
Também cita o questionário sobre clima para inovação de Isaksen e Dorval – 1993Fatores que favorecem – a cultura da criatividadeAtividade lúdica.

O Creative Education Foundation – EUA – principais centros de treinamento de criatividade= conhecimento, imaginação, avaliação e atitude (motivação) Implementando o pensamento criativo – Guilford 1950Fluência, flexibilidade, originalidade, elaboração, sensibilidade para problemas – palavra em sanscrito para criatividade – Lila? Brincadeira divina o jogo da criação.

Debono – desenvolveu alguns recursos para manter a capacidade de criar  e produzir – visão fresca e não lógica apenas: CTF – PMO –PB – CeS – APO.

Barreiras da criatividade

Estilo de vida não criativo: desde a educação primária a falta de incentivo do pensar diferente.

Barreiras do ambiente de trabalho: estruturais, sociais e políticas, processuais, de recursos, individuais e atitudinais – estilo de vida – aqui entra bem a questão humana e relações e gestão de recursos humanos.  Os bloqueios mentais, barreiras perceptuais, emocionais, inibição a introdução de inovações. Medo, resistência a mudança, hábitos inadequados de comportamento, super normal.

Como identificar essas barreiras – status quo, pressão de tempo, avaliação ameaçadora, problemas políticos.

Existem instrumentos para medir isso – do Richard e Jones 1991 – inventário Jones de barreiras – Inglaterra – Manchester business school – são quatro: barreiras denatureza estratégica, natureza de valores, crenças, atitudes, barreiras de naturezaperceptual, e auto imagem – percepção de si mesmo. Itens em pares com notas de um a cinco.Escalas do ambiente criativo: inventário do ambiente de trabalho – Amabile e Gryskiewics1989 – EUA – centro para a liderança criativaBruno –Faria – 1995 – itens em forma de perguntas?

Relacionadas basicamente aos fatores inicialmente citados acima.Apresenta bons recursos para identificação do que pode estar impedindo um ambiente de trabalho mais promissor.

Com estes recursos, identifica-se as barreiras e desta forma é possível sugerir mudanças ou soluções a serem implantadas para se promover uma organização criativa.

Por exemplo, percebe-se a dificuldade de aprendizado em uma escola e com isso gera a proposta de modificar o sistema educacional para já criar uma mente livre e criativa desde a infância.



Resumos Relacionados


- Criatividade

- Psicologia Da Criatividade

- Como Alcançar A Criatividade Nas Organizações?

- Focos Do Saber

- Ideias Malucas Que Funcionam



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia