As dificuldades da modernidade no principio do século XX
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Modernismo é o nome dado ao conjunto das vanguardas artísticas do ínicio do século XX. A arquitectura modernista é a que, surgida nesse mesmo período, reflecte as influências das várias correntes estéticas da época . Mergulha as suas raizes na arquitectura industrial do século XIX e caracteriza?se pela adesão às inovações tecnológicas do século, por mostrar a aparência dos materiais , pelas preocupações com a proporção à escala humana e a atenção aos pormenores, bem como pelo conceito de que “a forma deve seguir a função”. As suas premissas cristalizaram?se nas décadas de 1920 e 1930, formando o Estilo Internacional. Disseminada pelos CIAM – Congressos Internacionais de Arquitectura Moderna – esta arquitectura atingiu o apog eu a seguir à Segunda Guerra Mundial, nos anos 50 e 60, para depois entrar em crise, dando origem ao Pós? Modernismo. As primeiras décadas do século XX ficaram marcadas por polémicas que envolveram engenheiros, arquitectos e artistas que mantiveram uma acesa discussão sobre relações entre “Arte e Técnica” e “Forma e Função”. Esta ampla discussão foi o reflexo da primeira grande crise de valores das sociedades industriais do ocidente, presas ainda a concepções mentais e valores éticos e estéticos do passado, impostos pela tradição e pelo academismo. O modernismo criou e gerou, ele mesmo, as raízes da ruptura, anunciando as tendências inovadoras que nortearam a arqu itectura após a Primeira Guerra Mundial. As concretizações arquitectónicas e a concep ção de objectos da Escola de Chicago, de Mackintosh em Glasglow e dos jovens arquitectos da Secessão Vienense foram herdeiras da arquitectura industrial do século XIX e afirmaram a eficácia dos novos materiais (ferro, vidro, betão,…) – que us aram mantendo?os à vista, sem disfarces – e dos novos métodos e meios construtivos resultantes do contínuo desenvolvimento científico e técnico desse tempo. Para alé m disso, aplicaram?se critérios cada vez mais racionalistas e funcionalistas. Iniciou?se, assim, uma nova arquitectura que procurou responder de forma técnica, racional e funcional ao modo de vida de um tempo novo, que levantou à construção exigências de maior pragmatismo (higiene, luz, ventilação, conforto,…) onde o interesse das massas se sobrepôs ao interesse individual.
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