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História da educação no Brasil - Uma pedagogia brasílica (1549-1599)
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Uma pedagogia brasílica (1549-1599)
1. A educação indígena
Com a chegada dos colonizadores, encontraram no Brasil populações nativas. Suas condições eram semelhantes ao comunismo primitivo, de certo modo uma economia natural e de subsistência, sem nenhuma troca.
As tribos indígenas no Brasil nesta época eram comunidades primitivas, consideradas coletividades pequenas, unidas por laços de sangue, que viviam sobre a base da propriedade comum.
Estes grupos viviam em certa organização social, a educação fazia presente nesta sociedade. Tupinambá como denominada esta organização era responsável por representar o conjunto daquelas populações.
Os Tupinambá distinguiam cinco grupos de idade tanto para o homem quanto para a mulher:
A- *os Peitam até começarem a andar depois dividia-se em dois grupos ;
• Kunumy-miry (masculinos até 7- 8 anos)
• Kugnatin-miry (feminino até 7 anos)
B- Kunumy (masculino 8 até 15 anos)
• Kugnatin (feminino de 7 até 15 anos)

C- Kunumy-açu (masculino 15 até 25 anos)
• Kugnammuçu (feminino 15 até 25 anos)
D- Aua (masculino 25 até 40 anos)- quando casado denominava-se Mendar-amo
• Kugnam (feminino 25 até 40 anos) - quando casada denominava-se Kugnammuçupoare
E- Thuvuae (masculino dos 40 em diante)
• Uainuy (feminino dos 40 em diante)
A formação sobre os três primeiros grupos de idade, o processo educativo abrangia os outro dois grupos estendendo-se por toda a vida.
Até os 7- 8 anos de idade dependiam estritamente da mãe, formavam grupos infantis que residiam com a mãe.
Na fase entre 7 a 15 anos os meninos passavam acompanhar o pai. As meninas passavam a depender mais estreitamente da mãe.
Na fase dos 15 aos 25 anos ambos participavam das atividades dos adultos, masculino atividade de expedição guerreira, pesca e caça e as mulheres atividades domésticas.
Entre 25 e 40 anos homens passavam a participar plenamente eram admitidos nos bandos guerreiros e tinham acesso à memória da sociedade Tupinambá. As mulheres assumiam a condição de adulta e ocupando-se nas numerosas e cansativas ocupações doméstica.
A partir dos 40 anos os homens cabiam-lhe fazer preleções, Eram admirados e respeitados por todos. As mulheres exerciam a função de mestra para iniciação das moças na vida feminina, desta forma podemos verificar a divisão sexual do trabalho.
Os conhecimentos e técnicas eram acessíveis a todos, não se notando qualquer forma de monopólio. A cultura transmitia-se em processos diretos e oralmente no decorre da vida no cotidiano. Mas Ocupavam posição de destaque no processo educativo as preleções dos “Principais” os maiores de 40 anos.
Não havia nesta sociedade instituições especificas organizada aos fins da educação, desta forma a educação era espontânea uma educação integral.
Desta maneira não se punha, ainda, a questão das idéias pedagógicas e de pedagogia. Esta educação apoiava-se em três elementos básicos : Tradição, da ação e do exemplo. Desta maneira podemos dizer que havia educação mas não havia pedagogia.



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