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Como escrever um romance de sucesso
(Alexandre Lobão)

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Definição da ídéia e do gênero do livro :

A gestação de um romance de sucesso começa pel definição de seu gênero e da idéia que será o mote da trama. Falando de maneira ampla, os gêneros de ação são os que mais se adequam a este tipo de narrativa: como deve ser imposta uma alta velocidade de leitura, dificilmente há espaço para longas reflexões. Isso não quer dizer , no entanto, que falte substância ou profundidade narrativa nestes livros; apenas quer dizer que o elemento ação é essencial.
Outro ponto que merece destaque é a idéia, o mote da história em si. Teoricamente qualquer idéia se presta a este tipo de romance; no entanto uma amostra de alguns dos romances deste gênero indica que o mais comum é o uso de idéias de cunho histórico e/ou religioso, geralmente incluindo um tom de segredo e conspiração.
A partir de uma idéia usualmente polêmica ou, no mínimo, controversa, as histórias são desenvolvidas sobre uma forte base de pesquisa.

A pesquisa como diferencial de qualidade

A escolha de um tema de interesse do grande do grande público é um primeiro passo, completado com pesquisas extensivas sobre o assunto apresentado.
É possível perceber, neste tipo de romance, o cuidado dos autores em conseguir bases factuais que "comprovem" a sua história, mesmo que tais bases não estejam diretamente relacionadas ao cerne da história.
Os livros de David Gibbins, por exemplo, são fartos em referências tecnológicas, desde veículos até armas, além de muitas menções a recentes pesquisas arqueológicas. Já Michael Crichton é famoso pelas suas referências históricas e geográficas, enquanto Dan Brown une referência detalhadas de cidades com pesquisas de textos apócrifos e de historiadores pouco conhecidos, além de estudos de história da arte e outros.
Estas pesquisas são "diferenciais de qualidade" que destacam estes romances de outros menos conhecidos e que dão a credibilidade e a consistência necessária para confundir na mente do leitor, fatos com ficções. Esta abordagem, que poderia ser chamada de "realista", amplifica o impacto da história e a imersão do leitor na obra.
Um detalhe curioso é que se chega a este resultado escolhendo, dentro das diversas versões sobre um fato histórico, aquela que melhor atende à narrativa. Para a idéia central de " O Código da Vinci", por exemplo, Dan Brown se baseou em um fragmento de evangelho apócrifo, que diz que Jesus "relacionava-se" com Maria Madalena. Ora, do original em hebraico, a palavra "relacionava-se" pode ser traduzida como ser amigos, esposo, irmão ou qualquer outro tipo de relacionamento - o autor apenas escolheu a versão mais polêmica e mais adequada à sua história!

Personagens e Diálogos

O cuidado com a pesquisa na produção deste tipo de romance muitas vezes estende-se aos protagonistas e antagonistas da trama. É comum encontrar nestes romances persongens que são peritos em alguma área de conhecimento, como linguistas, arqueólogos das mais diversas especialidades ou técnicos em armamentos.
Além disso, é possivel peceber, nas entrelinhas, a personalidade, pequenas manias, gostos e passatempos dos personagens. Este cuidado com detalhes que tornam os personagens mais humanos é outro grande atrativo para os leitores. No livro "Criando Pesonagens Inesquecíveis", em tradução livre, a escritora Linda Seger resume em seis passos as técnicas usadas por diversos destes autores:
1 - Forme uma idéia geral do que será o personagem, através de observação e experiência;
2 - Adicione a esta idéia geral os primeiros detalhes que difinirão o personagem (objetivo de vida e meta na história, principalmente);
3 - Dê consistência ao seu personagem, incluindo passado, capacidades etc., de forma criar um personagem que "faça sentido";
4 - Adicione pequenas falhas, detalhes paradoxais ou ilógicos, de forma a tornar o personagem mais interessante;
5 - Aprofunde o personagem trabalhando na qualidade de suas emoções, valores e atitudes;
6 - Adicione pequenos detalhes que tornem o personagem único e especial.

Organização dos capítulos e tramas

Idéias controversas, pesquisas detalhadas paradar consistência à história, personagens com profundidade. A estas abordagens, que influenciam diretamente o conteúdo da história, une-se um ponto crucial com foco no formato da narrativa: a organização das tramas no livro.
Um ponto comum nestes romances de sucesso é o uso de capítulos curtos, de no máximo dez páginas (usualmente, menos), o que aumenta a velocidade de leitura. Aliado a isso, a organização das tramas tem papel fundamental no incremento desta velocidade: os livros trazem normalmente duas tramas intercaladas, mostrando ora o ponto de vista dos protagonistas, ora dos antagonistas. Nos últimos capítulos, as tramas finalmente se unem para a conclusão apoteótica da obra. Em alguns casos, uma terceira trama, mostrando eventos históricos que antecederam os acontecimentos das tramas principais, quebra a estrutura excessivamente organizada, adicionando um terceiro elemento que agrega valor ao conjunto.
Além disso, um ponto muito importante para aumentar a velocidade de leitura e a imersão do leitor na história é o uso de "ganchos" entre as tramas e o suspense ao fim de cada capítulo. Assim, o leitor lê um capítulo da primeira trama, que termina com suspense. Ansioso por descobrir o que acontecerá em seguida, ele lê rapidamente o próximo capítulo (da segunda trama), que também termina em suspense, gerando em isso um ciclo que torna difícil para o leitor abandonar a leitura antes do fim do livro.

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