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Música: conteúdo obrigatório nas escolas
(Cinthia Rodrigues)

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Por lei, O Ministério da Educação inclui a música como um dos sete novos conteúdos obrigatórios nas escolas. Entretanto, não há a obrigatoriedade de uma disciplina específica para música. Basta que seja introduzida transversalmente nos conteúdos de outras disciplinas, conforme entendimento dos Conselheiros Nacionais de Educação. Assim, professores em geral teriam a possibilidade de introduzir a música como atividade curricular ou extracurricular. Essas informações são trazidas por Cinthia Rodrigues (iG São Paulo; 23/04/2011; link abaixo), para ciência de todos que são agentes ou participantes no campo educacional, ou seja, a maioria da população.Cinthia Rodrigues também nos informa que, entre os temas e disciplinas obrigatórias incluídas, via legislação específica, no currículo da educação básica estão: 1) direitos das crianças e dos adolescentes; 2) história e cultura afro-brasileira e indígena; 3) filosofia e sociologia; e 4) educação financeira. Para cada item, um prazo específico de adaptação foi estabelecido tanto para as escolas públicas quanto para as privadas. No caso da música, a obrigatoriedade do ensino inicia em agosto de 2011. Sabe-se, entretanto, que a maioria das escolas terá problemas para a implantação dessas atividades com música, pois os equipamentos e recursos humanos necessários não estão disponíveis para todos. O fato é que todos os temas e conteúdos incluídos obrigatoriamente nos currículos, mais do que como uma imposição, deveriam ser vistos como complemento à formação de cidadãos mais conscientes e abertos. Mas a realidade reiteradamente tende a desmentir as boas intenções contidas em leis desse tipo. Afinal, não se consegue ensinar tudo na escola e alguns valores implícitos nessas leis não conseguem ser “aprendidos” via imposição legal, mas através de processos transformadores da sociedade como um todo. Um exemplo disso é o fato de que a história e a cultura africana e indígena tenham de ser impostas por lei nos currículos, quando se trata de duas matrizes fundadoras da identidade nacional, juntamente com o europeu branco. De qualquer maneira, é um começo. Viva a música!



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