Eu sou o mensageiro
(Markus Zusak)
O que fazer quando, de repente, um jovem de 19 anos, taxista, recebe uma carta, um às, onde estão escritos três endereços? Mesmo sendo um jogador assumido, Ed se espanta ao encontrá-la entre suas coisas. E o mais estranho, não existe nenhuma explicação sobre o que deveria ser feito, ou a quem se dirigia aquela mensagem. Tentando descobrir algo, Ed vai até os endereços indicados. Em um primeiro momento, encontra uma senhora idosa, sozinha, que sente falta de seu falecido esposo. Ao ver Ed, ela se relembra dele e começa a tratá-lo como se ele fosse realmente seu falecido esposo. Depois de fazer companhia a senhora, ele descobre que um dos seus próximos desafios é evitar que um homem que chega em casa bêbado e estupre sua mulher, enquanto sua filha assiste.
Para que essa tarefa se cumpra, é enviada pelo correio uma arma, com a qual ele deva matar o homem. Apesar disso, no momento em que iria fazê-lo, acaba atirando para o alto, sem conseguir tirar a vida de um ser humano. O homem então desaparece, e mãe e filha voltam a ser felizes. Outro desafio aconteceu quando ele conhece uma jovem que corre todos os dias de manhã, descalça, treinando para um campeonato. No dia do campeonato, ela vai de tênis, o que interfere em seu desempenho. A missão de Ed é fazer com que ela corra descalça, e assim consiga uma posição melhor.
Depois de cumpridas essa tarefas, outras cartas aparecem para ele. Uma delas faz com que ele vá até a biblioteca, encontre livros dos autores indicados a fim de descobrir endereços aos quais deveria ir. Consegue alegrar a família de um indivíduo ao dar de presente um jogo de luzes de natal. Reanima um padre ao conseguir que sua igreja se encha novamente para escutar seu sermão. Vai a um cinema vazio para assistir um filme, dando a honra do proprietário em projetar um filme, pois a muito tempo não o fazia. Além disso, encontra sua mãe em um restaurante, e ao confrontá-la com o fato consegue descobrir o motivo pela qual ela o odeia tanto. Também descobre que uma jovem mãe, ao dar seu dinheiro para comprar um sorvete para cada um de seus filhos, sacrifica sua vontade de também tomar um. Ele, ao perceber isso, dá um a ela, deixando muito feliz.
Além desses desafios, ele precisa evitar que um jovem de 14 anos continue a brigar tanto com sua família. Decide dar uma surra no rapaz, mas depois também recebe uma dos amigos e do irmão do moço, que se juntam para vingá-lo.
Em sua última carta, ele recebe a mensagem de ajudar seus amigos. Um deles, que vive sem trabalhar, precisa ser incitado a procurar emprego e encontrar um significado para sua vida. Seu melhor amigo, Marv, revela um segredo que sempre escondeu de todos inclusive de seu melhor amigo: é pai de uma menina, que nem ele mesmo conhece, mas para quem guarda todo seu dinheiro a fim de dar um futuro digno para a mesma. A missão de Ed é encorajá-lo a procurar a mãe da criança para que ele possa conhecer sua filha. Já a missão de ajudar sua melhor amiga acaba mexendo com ele também, precisa fazer com que ela sinta amor por alguém, nem que seja por apenas alguns instantes. Por saber que ela é apaixonada por ele, ao procurá-la, ele consegue despertar nela esse sentimento, nem que seja por apenas um momento.
Ao imaginar que tudo estava terminado, qual não foi sua surpresa ao receber uma mensagem do coringa, no qual a missão era ele mesmo. Precisa sair de sua vidinha e tentar algo novo. Ao descobrir isso, ele recebe a visita de um personagem estranho, onde ele próprio descobre que todos seus passos foram planejados por alguém que precisa provar que todas as pessoas podem ser heróis se tiverem o incentivo e os instrumentos necessários. Na verdade ele usou Ed para provar que a própria vida fazia sentido e que poderia ter um propósito. Nesse momento, Ed entendeu que ele não era o mensageiro que entregava as mensagens. Ele próprio era a mensagem para alguém.
Resumos Relacionados
- Código Explosivo
- Lua Nova
- Identidade Roubada
- Tudo Que Uma Garota Quer
- A Mãe Secreta
|
|