São Silvestre
()
São Silvestre nasceu em data desconhecida e morreu a 31 de Dezembro no ano de 335 d. C.. Apesar de ter vivido numa época não tão distante em termos históricos, não há grandes informações ou documentos que relatem a vida e obra deste Santo. De facto, terá sido a escassa informação que terá levado ao surgimento de inumeras lendas associadas a este Santo.
Durante a sua vida São Silvestre foi nomeado Bispo de Roma, tendo desempenhado estas funções durante um período de 21 anos. São Silvestre foi também Papa de 31 de Janeiro de 314 a 31 de Dezembro de 335. Apesar de se lhe reconhecerem inovações significativas na Igreja da época, não há, como já foi referido, grandes registos sobre o seu Papado. Sobre São Silvestre erigiram-se muitas lendas sendo que muitas carecem de confirmação histórica. Uma das lendas mais famosas é a da Noite de São Silvestre que relata a forma como Deus castigou a ousadia de um Rei, fazendo desaparecer a sua Ilha, a Atlantida. Mais tarde, das lágrimas de Maria, São Silvestre viria a testemunhar o aparecimento da Ilha da madeira - Uma das pérolas do Atlântico.
O seu túmulo situa-se na igreja por ele mandada construir do cemitério da Catacumba de Priscila. Actualmente realizam-se as corridas de São Silvestre em memória do seu falecimento.
Resumos Relacionados
- Folha De Sao Paolo
- Uma Abelha Na Chuva
- Concerto Campestre
- Atlântida: Mito Ou Realidade?
- Animais
|
|