BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Lutas pela Terra
()

Publicidade
Na luta pela posse da terra os noticiários sobre os conflitos pela pose da terra, no Brasil principalmente na Amazônia, noticiam que essas lutas envolvem posseiros, empreiteiros, peões, jagunços,indígena , grileiros e empresários.



Vamos saber o significado de cada um destes termos:



Posseiros: são agricultores que cultivam pequenos lotes, geralmente há anos, mas não possuem a documentação de proprietário da terra. Tem a posse mas não o registro em cartório.Estes são os mais perseguidos pelos fazendeiros e empresas que querem tomar suas terra. 
Grileiros: são grandes fazendeiros que se apropriam de terras ilegalmente e recebem o título de posse de muitas terras tomadas dos pequenos indefesos. E estes títulos são também falsificados.

Empresários: são aqueles muito ricos ou empresas, são muito ricos adquirem terras em grande quantidade não sabe onde ficam , só as conhecendo do alto do interior do avião. Estes compram muitas terras na Amazônia com incentivos da Sudam. Ou possuem títulos duvidosos.


Jagunços: São homens armados,contratados para proteção dos fazendeiros, grileiros empresários para vigiar a terra, na verdade são pistoleiros e assassinos que matam por dinheiro.
Empreiteiro: são os gatos, aqueles que são intermediários ,contratam para as grandes fazendas trabalhadores. Intermeiam o trabalhador e o fazendeiro.


Peões:são aqueles que são recrutados pelos gatos na verdade são aqueles que ganham salários baixíssimos servindo ao fazendeiro derrubando a mata plantando capim para as pastagens. Alguns tem carteira assinadas mas não recebem os recursos trabalhistas, muitas vezes ficam presos aos fasendeiros comprando em seus armazéns e o trabalho é muitas vezes escravo.

Indígenas: o setor mais frágil, são os indígenas são constantemente espulsos da terra e m suas terras  são construídas as hidrelétricas, perdendo o sustento pois têm a vida ligada à terra.

SUDAM: Superintedência de Desenvolvimento da Amazônia



Resumos Relacionados


- A Lei Da Terra De 1850

- Estão Vendendo A Amazônia

- São Jorge Dos Ilheus

- Terras Do Sem Fim

- Introdução Ao Espaço Geográfico Brasileiro



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia