Saramandaia
(Dias Gomes)
Saramandaia foi uma telenovela escrita por Dias Gomes e exibida pela Rede Globo às 22h. Com 160 capitulos permaneceu no ar de 03 de maio a 31 de Dezembro de 1976 dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.
A população de Bole-Bole, vilarejo ficticio localizado na zona canavieira do interior da Bahia, esta mobilizada em torno de um plebiscito para a troca do nome da cidade para Saramandaia..
Porém, os coronéis da oposição evocam motivos históricos para manter o nome atual. O coronel Zico Rosado lidera os “tradicionalistas”. Já o prefeito Lua Viana e seu irmão João Gibão lideram os “mudancistas”, alegando vergonha do nome Bole-bole, relacionado a uma aventura local de D. Pedro I.
Em meio a esse conflito, o autor apresenta um painel de tipos exóticos: o coronel Zico Rosado põe formigas pelo nariz; Dona Redonda explode de tanto comer em uma cena que se tornou clássica pelo ineditismo na TV brasileira; a sensual Marcina provoca incêndios com o calor do próprio corpo; e seu Cazuza, cujo coração salta pela boca toda vez que se emociona. Ainda nessa galeria de absurdos, dois personagens se destacam: o professor Aristóbulo, que além de virar lobisomem, há anos não consegue dormir, tendo em suas andanças noturnas se encontrado com D. Pedro I e Tiradentes e o pacato João Gibão que esconde sob uma aparente corcunda, um belo par de asas que usa para sobrevoar a cidade, no último capitulo, em uma cena antológica.
ELENCO
Juca de Oliveira - João Gibão
Yoná Magalhães - Zélia
Antônio Fagundes - Lua Viana
Sônia Braga - Marcina
Ary Fontoura - Professor Aristóbulo
Dina Sfat - Risoleta
Castro Gonzaga - Coronel Zico Rosado
Wilza Carla - Dona Redonda/Dona Bitela
Rafael de Carvalho - Seu Cazuza
Participações especiais
Tarcísio Meira - D. Pedro I
Francisco Cuoco - Tiradentes
Resumos Relacionados
- Nova Cruz: Retrato De Uma História
- Historianet
- Zico Vai Ser Homenageado No Carnaval
- Cidade De Uberlândia
- Capitães Da Areia
|
|