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Leilão Online: dicas para não ser enganado
(Fernanda Calgaro)

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Em um leilão, arremata quem tiver feito o maior lance. No mundo virtual, entretanto, nem sempre quem desembolsa mais leva. Na versão online mais popular no Brasil, por exemplo, chamada de leilão de um centavo, ganha o dono da última oferta com o cronômetro rodando. Uma proposta inovadora, sem dúvida,mas um bocado polêmica.
Cada lance, comprado previamente por R$ 1 em geral, aumenta em 1 centavo o valor do produto, que começa do zero.O que acontece é que internautas que tiverem disputado um produto com diversos lances podem perder para um retardatário que tiver dado a cartada final. Conta uma dose de estratégia, mas entra também a questão da velha e boa sorte.

As dicas para não cair em enrascada nesse tipo de serviço eletrônico são basicamente:

1 -Antes de participar de um leilão online, pesquise sobre o site.
2 - Consulte o Reclame aqui (www.reclameaqui.com.br) para ver se há alhum tipo de reclamação.
3 - Confira se o site oferece telefone e e-mail de contato. Vale a pena ligar ou mandar um e-mail com alguma dúvida só para testar o serviço de atendimento.
4 - Veja se o site tem CNPJ, que pode estar indicado na própria página do leilão. Vá até o site do Ministério da Fazenda (www. receita.fazenda.gov.br) e consulte a situação do CNPJ>
5 - Verifique quem são os parceiros fornecedores dos produtos. Geralmente, sites não idôneos dificilmente fecham parcerias grandes.
6 - Leia com bastante atenção o regulamento antes de participar do leilão virtual.
7 - Confira se, na hora do cadastro ou de comprar lances, aparece um cadeado em um dos cantos da página ou na barra de endereços, o que significa que os dados estão protegidos.
8 - Ao se cadastrar, o site deve mostrar proteção digital que evita os spams.
9 - Informe-se sobre condições de entrega do produto.
10 - Em caso de problema, o cliente está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Se quiser desenvolver um produto arrematado online, poderá fazê-lo em até sete dias.

Fonte: CALGARO, Fernanda. Leilão Virtual. Locaweb, edição 27, ano 3, p. 43 -45, 04 mai.2011

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