Memórias de um Sargento de Milícias 
(manuel Antônio de Almeida)
  
Autor:
 Manuel Antônio de Almeida.
 Data de publicação: 1854/1855
 A história se passa no século XIX, no Rio de Janeiro. Seu personagem principal é um anti-herói, que se chama LEONARDO. Para contornar a sua baixa condição social, usa de astúcia e de malandragem no pior dos sentidos.
  
 Como seus pais, LEONARDO PATACA e MARIA HORTALIÇA não quiseram criá-lo após se separarem, Leonardo foi cuidado por um barbeiro (que o mimava demais) e uma parteira, seus padrinhos.
  
 Maria Hortaliça, que havia traído seu marido, foge com o amante para Portugal. 
 Leonardo Pataca se casa com a filha da sua comadre, a CHIQUINHA.
  
 Desde pequeno Leonardinho mostra-se como um grande malandro. Jovem, apaixona-se por LUISINHA que, ao ser traída por Leonardo com a mulata VIDINHA, resolve casar-se com JOSÉ MANUEL, que se interessa pelo matrimônio por interesses financeiros.
  
 Passasse o tempo e Leonardinho é preso pelo MAJOR VIDIGAL. Por intermédio do major acaba se tornando um sargento de milícias.
  
 Ao saber que o marido de Luisinha havia falecido ele tenta uma reaproximação que se torna bem sucedida. Os dois se casam e Leonardinho reabilita-se.
 A obra retrata, com uma linguagem popular e coloquial, os costumes do grupo de portugueses que habitavam o Rio de Janeiro naquela época utilizando muito a ironia, o sarcasmo, a sátira e a caricatura.
  
 Com várias tramas acontecendo ao mesmo tempo ao redor do personagem principal a obra ganha também características de novela, que tem no seu final a ordem imperando sobre a desordem que fora pontuada ao longo de todo o texto e tem a estrutura de um folhetim com capítulos curtos e autônomos. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Memórias De Um Sargento De Milícias
  
  
- Memórias De Um Sargento De Milícias  
  
  
- Memórias De Um Sargento De Milícias
  
  
- Memórias De Um Sargento De Milícias  
  
  
- Memórias De Um Sargento De Milícias
  
 
 
 | 
     |