O Pé do Pavão 
(Sylvio Luiz Panza)
  
  O pavão vivia chateado por achar feio os seus pés. E quanto mais olhava para baixo mais  se entristecia, e acabava nem percebendo a beleza da sua cauda e o quanto todos que estavam ao seu redor a admirava. Após muitas comparações com os outros animais e alguma reflexão, o pavão percebeu que também tinha muitas qualidades mas que eram encobertas pela sua permannte tristeza.
 Ao valorizar as suas qualidades passou a viver mais feliz e esta felicidade o deixava cada vez mais bonito.
 
     A ideia para esta fábula surgiu quando notei a contradição entre a beleza e graça da cauda do pavão contrastando com o com as suas patas, de pouca beleza.
    Pensei em trabalhar com esta fábula as questões do bonito e do feio, da insegurança e confiança e avaliar os diversos níveis da auto estima e a sua importância. O nome da história, "O Pé do Pavão", na verdade deveria se chamar "As Patas do Pavão" mas além de confundir com patas no sentido de fêmeas de patos, a sonoridade do título escolhido juntamente com o fato de que as fábulas falam dos seres humanos na figura de animais deram esta licença poética ao nome escolhido.
 
     O texto foi desenvolvido em forma de quadrinhas e com métrica (terceira e sétima sílabas tônicas), o que dá uma cadência à história e faz com que ela possa ser encaixada no ritmo de algumas cantigas de roda, como "Ciranda Cirandinha", por exemplo.
 
     Os textos desta coleção são muito utilizados pelas escolas, fonoaudiólogos e psicopedagogos por conta destas características citadas. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- O PavÃo Pede Dons Aos CÉus - FÁbulas
  
  
- A Casa Da Madrinha
  
  
- Fábulas - O PavÃo E O Galo
  
  
- A Casa Da Madrinha
  
  
- A Casa Da Madrinha
  
 
 
 | 
     |