BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Mercado in: Economia - Conceitos
(Fonte: Traduzindo o Economês – Paulo Sandroni)

Publicidade
  Mercado

Concorrência perfeita
  4 características:
  - Grande número de pequenas empresas.
  - O bem é padronizado e homogêneo. Ex: postos de gasolina.
  - As empresas não tem controle sobre o preço, que é dado pelo mercado. Ex: postos de gasolina, farmácias, lojas e outros.
  - As empresas entram e saem livremente do mercado.

Monopólio
  Quando uma só empresa de grande porte domina o mercado, com controle total do preço e quantidade do produto ofertado. Ex: remédios, patente de determinada invenção, musicas e outros.

Oligopólio
  Mercado com poucas empresas de grande porte. O ponto forte é o marketing, quem vende melhor seu produto. Ex: operadoras de telefonia celular, cervejarias e outros.

Concorrência monopolística
  Produto similar, barato, que é vendido através da propaganda. Ex: esponjas de aço, arroz, sabão em pó.

Monopsônio
  Muitas empresas para um só comprador. Ex: montadora de automóveis que exige que seus fornecedores abram fábricas em seus arredores.

  Oligopsônio
  Poucos compradores de grande porte e muitos vendedores. Ex: fabrica em cidade do interior, único comprador de mão de obra da população local.
  As montadoras de automóveis em São Bernardo do Campo – SP, compradoras de peças das fabricas mantidas na região.

Fórmula para se saber o lucro obtido:
LC = AC : PC
  logo,
Lucro= Ativo Circulante : Passivo Circulante
  Fonte: Traduzindo o Economês – Paulo Sandroni



Resumos Relacionados


- Economia

- Precificação

- Regimes De Mercado: Oligopólio & Oligopsônio

- Preços E Mercados(continuaçao)

- Estudo Econômico Financeiro Na Administração De Empresas



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia