Mercado in: Economia - Conceitos
(Fonte: Traduzindo o Economês – Paulo Sandroni)
Mercado
Concorrência perfeita
4 características:
- Grande número de pequenas empresas.
- O bem é padronizado e homogêneo. Ex: postos de gasolina.
- As empresas não tem controle sobre o preço, que é dado pelo mercado. Ex: postos de gasolina, farmácias, lojas e outros.
- As empresas entram e saem livremente do mercado.
Monopólio
Quando uma só empresa de grande porte domina o mercado, com controle total do preço e quantidade do produto ofertado. Ex: remédios, patente de determinada invenção, musicas e outros.
Oligopólio
Mercado com poucas empresas de grande porte. O ponto forte é o marketing, quem vende melhor seu produto. Ex: operadoras de telefonia celular, cervejarias e outros.
Concorrência monopolística
Produto similar, barato, que é vendido através da propaganda. Ex: esponjas de aço, arroz, sabão em pó.
Monopsônio
Muitas empresas para um só comprador. Ex: montadora de automóveis que exige que seus fornecedores abram fábricas em seus arredores.
Oligopsônio
Poucos compradores de grande porte e muitos vendedores. Ex: fabrica em cidade do interior, único comprador de mão de obra da população local.
As montadoras de automóveis em São Bernardo do Campo – SP, compradoras de peças das fabricas mantidas na região.
Fórmula para se saber o lucro obtido:
LC = AC : PC
logo,
Lucro= Ativo Circulante : Passivo Circulante
Fonte: Traduzindo o Economês – Paulo Sandroni
Resumos Relacionados
- Economia
- Precificação
- Regimes De Mercado: Oligopólio & Oligopsônio
- Preços E Mercados(continuaçao)
- Estudo Econômico Financeiro Na Administração De Empresas
|
|