Por Uma Vida Melhor
(Estude Sempre)
É evidente que o domínio da forma culta da língua é algo importante para o crescimento do estudante nas sociedades modernas. Também não vejo como um grande problema em se aceitar a linguagem coloquial de certo grupo social em dado contexto, até mesmo como uma forma de transição para a forma culta da língua. Além do mais o texto abaixo não faz a crítica do livro: "Por Uma Vida Melhor", até porque ainda não li o mesmo.
Porém, lendo ou não o livro, o fato é que a instituição escolar convive há décadas com um problema muito mais sério do que dominar ou não a forma culta da língua portuguesa. Refiro-me à pouquíssima atenção que vem sendo dada à formação de massa crítica, criativa e solidária de nossos alunos. Embora o aprendizado do bom português não exclua a formação de alunos pensantes e proativos, a realidade é que jamais observei a mesma polêmica e preocupação em relação à este modelo de educação, que muito mais informa, enquadra e adestra do que contribui para a formação cidadã.
De um modo geral, com honrosas e raras excessões, a matemática, a hístória, a educação física,..., não são trabalhadas de maneira contextualizada. Por exemplo o ensino da percentagem na matemática deveria ser associado ao aumento de até 149 % que a classe política se deu no início do ano. Perguntas como estas: qual é a diferença média em percentuais do aumento dado ao trabalhador brasileiro e os 149 % que a própria classe política se deu ? Você concorda ou discorda desta imensa diferença ? Por quê ? Caso discorde como poderíamos corrigir esta injustiça ?
Em relação à história o estudo da "Segunda Grande Guerra Mundial" deviria suscitar as seguintes perguntas: houve nos últimos anos alguma invasão de um país sobre o outro que se assemelhe ao Imperialismo Alemão de 1939 ? Você acha justo um páis impor-se ao outro, sobretudo pelo uso da força militar ? Como poderíamos contribuir na formação de um mundo mais fraterno ?
No tocante à educação física, a escolha da Cidade do Rio de Janeiro como uma das sedes para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 deixará algum legado para a cidade ? O PAN de 2007 trouxe benefícios para a o cidadão carioca ? As instalações esportivas do PAN 2007 tem sido utilizadas como fomento à atividade esportiva ? Caso não estejam, como poderíamos cobrar do poder público esta utilização ?
Portanto, como educador que todo o professor deve ser, independente da área de conhecimento específica que domine, informar sem com que se faça as devidas relações com o entorno no qual vivemos, empobrece e muito o nosso papel de educador e não contribui na formação de cidadãos mais autônomos e solidários.
Assim sendo, a crítica ao livro: "Por Uma Vida Melhor" deve levar em consideração não apenas o português utilizado, mas também se o mesmo pode ou não dar uma contribuição na formação de alunos que saibam analisar criticamente as informações que recebem e ajudar de fato no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos.
Resumos Relacionados
- A Educação Física
- Ensino Da GramÁtica. OpressÃo? Liberdade?
- O Futebol De Seis “quadrados” Nas Aulas De Educação Física
- Formação Inicial E Contínua Dos Professores
- Escola E Democracia (polemicas De Nosso Tempo) Um Resumo Cuidadoso
|
|