02/06/2011 - Protesto de Estudantes pelo Passe Livre em Vitória
(Anderson Theodoro)
Dia 02/06/2011 estudantes da UFES e de escolas de ensino médio de Vitória se organizaram em um protesto nas ruas de Vitória. A reinvindicação era a imposição de passe livres a estudantes do Espírito Santo.
Um protesto assim divide opiniões. Há aqueles que se sentem prejudicados e repudiam o protesto e há aqueles que mesmo prejudicados apóiam o movimento.
Há um hino que aprendi quando era criança e nem sei se conseguirei escrever corretamente, que diz: "Vem vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz na hora, não espera acontecer!!!". Numa outra parte do hino há a frase "caminhando e cantando, seguindo a canção".
Bem. A tropa de choque enfrentou os estudantes, prendeu-os e atirou neles com balas de borracha. Tenho alguns amigos policiais militares mas acho que a PM exagerou. Também os estudantes não estavam apenas cantando. Há relatos de que estavam tacando pedras nos carros, não sei se é verdade, mas se for verdade já justifica um pouco a ação da PM.
Sei também que ônibus é um ramo dominado por organizações criminosas. São muitas exigências para abrir-se uma empresa de ônibus e a propina rola solta. Dizer que parte dos lucros das pessoas que exploram essa atividade vai ser perdida é um problema pros empresários do ramo e pros políticos e sindicalistas (patronais e de motoristas) que recebem a propina.
O fato é que houve o protesto e os estudantes conseguiram mostrar seu ponto de vista a toda sociedade. Se conseguiram simpatia ou antipatia ou se terão sua reinvindicação atendida é outra conversa.
Parabéns aos estudantes pela iniciativa.
Resumos Relacionados
- A Tribuna Sc
- Sobram Bolsas Do Prouni
- Fatores Adicionais De Risco Cardiovascular Associados Ao Excesso De Peso Em Crianças E Adolescentes.
- Biblioteca Pública De Nova Iorque: Serviço De Referência Para Estudantes
- 1968 O Ano Que Não Terminou
|
|