Alma Corsária
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Drama. Na pastelaria onde farão a festa de lançamento do livro de poemas que escreveram juntos, os amigos de infância Rivaldo Torres e Teodoro Xavier vão aos poucos recebendo seus convidados. De um sujeito que Rivaldo livrou do suicídio no Viaduto do Chá, passando por músicos, prostitutas, parentes, até o editor do livro e sua noiva, vem chegando todo tipo de gente para a festa, regada a música e recordações. Assim, a amizade dos autores, iniciada nos anos 60, é revivida em seus principais momentos: as namoradas de infância e entradas gratuitas no cinema; o grupo de rock de Xavier e a perda da virgindade de Rivaldo, na adolescência; a paixão de Rivaldo pela prostituta Anésia, de quem fingiu ser noivo para que a família dela não desconfiasse; até a aproximação com os grupos de esquerda durante a ditadura militar, da qual Rivaldo logo se afastou após apaixonar-se pela companheira Eliane, que o abandonou. O desenrolar da festa torna-se, então, uma volta ao passado, em que Rivaldo, mais do que alimentar lembranças, terá enfim fechado um ciclo.Lirismo e nostalgia marcam esse filme do diretor Carlos Reichenbach, dedicado à "geração que privilegiava as sensações absolutas, a amizade e a fé na utopia". No caso de Rivaldo e Teodoro, uma geração cuja erudição mais afastou do que levou ao engajamento social, onde a ânsia pela vivência e pela experimentação era o que mais havia de bom. Em Rivaldo, principalmente. Menino pobre com todas as limitações de sua condição, passou a maior parte da vida à sombra do amigo, rico e bem sucedido com as mulheres, o que certamente o fez dar mais valor a cada conquista obtida, fosse profissional ou amorosa. A tentativa fracassada de unir-se aos grupos esquerdistas (cujo cotidiano absurdo movido sobre discursos ideológicos rende os melhores e mais engraçados momentos do filme), para ele, era prova de sua condição de maldito, cujo destino estaria escrito desde a infância, quando pela primeira vez vislumbrou a silenciosa mulher de preto que o acompanharia por toda a vida, da mesma forma que a incômoda (para os outros) tosse, a quem não deu a devida atenção. Autor que não teme se expor em seus filmes (dos quais deve ter total domínio, já que assina não apenas o roteiro e a direção, mas também a música e a fotografia), Reichenbach narra com uma simplicidade e leveza que muitas vezes parecem ingênuas, e ainda assim obtém instantes de poesia e profunda introspecção, proporcionando também pequenas surpresas como uma passagem do tempo conduzida por uma anãzinha dançarina, ou um belo solo de piano tocado por um negro de aparência propositadamente humilde. Seu personagem Rivaldo, frágil, romântico e porralouca, encontraria na figura de Bertrand Duarte uma encarnação perfeita do poeta marginal, inteligente, talentoso e duro. Que, na hora de olhar para trás, deve certamente ter se dado conta de que sua vida foi muito mais rica do que imaginava.
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