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Teoria corpo e mente
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Resumo
O texto corpo e fundamento fala das concepções filosóficas sobre a constituição do corpo. Nele os autores discorrem sobre o dualismo existente desde a antiguidade, onde o homem cultuava o corpo por acreditar que esse era o invólucro da mente. Dando continuidade na história, já na idade media os filósofos movidos pela igreja deixam de crer nessa idéia e passam a ver o corpo como uma prisão da alma, no entanto, o dualismo ainda está em voga. Descarte, um dos filósofos renascentista, vê o homem dividido em duas substancia espiritual e material, vindo daí a visão do corpo como uma maquina.
Só no final do período do renascimento com as idéias de Brentano é que surge novas concepções sobre o corpo, onde o corpo não mais se divide da alma ou mente, ao contrario, torna-se um só, e tudo que advém deles tem caráter intencional e atinge os dois. Desse modo como figura Merlau-Ponty, o corpo não é coisa, tão pouco obstáculo, mais é parte integrante da totalidade.

Crítica
O homem, desde sua evolução busca entender sua constituição para se conhecer melhor e se aprimorar a partir disso. Partindo desse pressuposto, e atraves de estudos pode-se analisar que a educação física está intimamente ligada a história do homem, a cultura do homem e a concepção que o homem tem de si mesmo, ainda que erroneamente.
Essa dicotomia entre corpo e mente ou corpo e alma, a qual se refere o texto, pode ser observada desde a antiguidade,e ainda está presente nos dias atuais, apesar de se justificar de diferentes maneiras em diferentes períodos históricos. E essa busca do ser humano por existir distante de seu corpo implicou numa série de características que acabaram por impedir sua existência plena, viver plenamente. Desta forma, há uma necessidade de se repensar essa concepção de corpo atraves da Educação Física, que deve superar a racionalidade que separa o ser humano em corpo e mente, em motor e cognitivo, pois a totalidade da existência humana não pode ser descrita nem pela dicotomia entre corpo e espírito, nem pela separação entre ser humano e mundo. Portanto, essa Educação Física deve permitir que indivíduo perceba-se enquanto motricidade, enquanto movimento, que é linguagem de comunicação com o mundo, enquanto consciência, enquanto tempo e espaço, enquanto intencionalidade original. Isso é, deve ser uma Educação Física para a vida.



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