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Democracia e Educação
(John Dewey)

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John Dewey sempre disse que seu "Democracia e Educação" (1916) foi a maior demonstração de sua filosofia, embora muitos tenham ignorado esta reivindicação. Um dos principais obstáculos na leitura de Dewey é a sua dotação de termos que significam algo muito específico para ele, como a democracia, a experiência, o crescimento, a filosofia e a educação. Ao utilizar esses termos, ele deixa para trás todos os dualismos clássicos entre o eu e a sociedade, a mente e a matéria, a teoria e a prática, entre outros. A chave para a democracia é a educação (que é muito mais do que apenas escolaridade), que promove a crítica, autodidatismo e crescimento constante. Filosofia, em sentido lato, é a crítica. Como a vida é melhor vivida como crescimento (a vida não examinada não vale a pena viver) e a democracia é a melhor maneira de lidar com as constantes mudanças que todas as sociedades enfrentam, uma educação que ajude as crianças a gostarem de aprender e mudar é essencial para uma sociedade democrática. Infelizmente, muitas construções sociais são educativas em sentido estrito, e permitem-nos estar complacentemente satisfeitos e rígidos em nossos hábitos (ou seja, nos tornamos fundamentalistas). Dewey adverte contra o espírito comercial que, desde a escrita desse livro, permeou completamente muitas instituições, inclusive a universidade.  As crianças são naturalmente curiosas se crescem com amor, mas muitas construções sociais, como a educação tradicional ou práticas religiosas dogmáticas, enfraquecem essa curiosidade. Dewey era um pensador radical, mas sua prosa é laboriosa e às vezes obscurece sua mensagem revolucionária. Apesar de ter sido um filósofo treinado e um hegeliano até ler "Princípios de Psicologia", de William James, Dewey é muito mais fácil de se ler do que a maioria dos filósofos. Ainda assim, o conteúdo filosófico existe para aqueles que dela necessitam. Os menos filosoficamente inclinados não perderão muito. Finalmente, a alegação de que seu trabalho era não-científico é ridículo. Democracia e educação é um resultado de 10 anos de testes feitos na Universidade de Chicago, com a ajuda de Jane Addams, entre outros reformistas, para testar suas teorias. E, sua filosofia, como a de William James, é uma resposta aos grandes avanços científicos do seu tempo.



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