BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Atletismo em três modalidades
()

Publicidade
O texto o atletismo em três modalidades trás uma abordagem bem realista do cotidiano da aula de educação física na escola.
Bem se sabe que o aluno e também o professor esta condicionado e porque não dizer acostumado, ou ainda acomodado com o descuido e descaso com a educação física, devido a falta de apoio, de material, e ate de motivação. Mas esse quadro tem se modificado aos poucos, um exemplo disso é a historia que o texto relata do professor José Carlos dos Santos.
Pode-se notar atraves do texto que não é difícil trabalhar conteúdos diferentes e dinâmicos nas aulas de educação física. Muitas vezes basta apenas interesse.
Um ponto importante para se criar o interesse na turma para determinado assunto-conteúdo, é fazer relação do tema com o dia-a-dia dos alunos.
Como foi o exemplo dado pelo professor José, mostrar aos alunos que simples atividade, ou movimento tem significado e pode ser utilizado em diferentes situações pode ser o eixo motivador para que os alunos participem da aula. Outra forma de trazer a tona o interesse dos alunos é fazê-los criar a própria atividade, por em prática a criatividade, no entanto é necessário que o professor coordene esse processo criativo para que não sejam atividades sem objetivo, como também exemplificou o Professor José quando relembrou de brincadeiras bem conhecidas pelos alunos.
Partindo do interesse é muito mais fácil efetuar a aula e com certeza o professor contará com o apoio mais importante: a participação do aluno na aula.
Sabe-se que há muito mais dificuldades a ser enfrentada, uma delas é a falta de espaço e material para desenvolver as aulas, mas para isso também há soluções. A proposta que se sugeri a partir da prática do professor José é execução de oficinas de materiais esportivos para efetivação da aula de atletismo, isso proporcionará também a interdisciplinaridade entre diversas outras disciplinas.
Com a aula de atletismo o professor pode trabalhar com seus alunos diversos valores, e desenvolver inúmeras habilidades, entre elas: regras, cooperação, espírito de equipe, assim como trabalhar a timidez, a desenvoltura, agilidade, rapidez, equilíbrio e outras coisas.
É importante lembrar que as aulas de educação física não são apenas aulas práticas. Conforme o texto e pesquisas efetuadas, notou-se que o professor de educação física enfrenta mais uma dificuldade em suas aulas, quando se trata de aulas teóricas e em sala de aula, assim como o professor José Carlos, enfrentou. Porém, se o professor for comprometido com sua prática e se propor a planejar suas aulas e trabalhar dinamicamente, proporcionando aulas diversificadas, animadas, motivadas e interessantes, conseguirá, assim como o professor José, fazer a aula engrenar e se tornar empolgante.
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais.
Não se pode falar de um corpo fragmentado, mas de uma totalidade capaz de conectar pensamentos e movimentos através de ligações de sensibilidade. Nesta relação corpo e emoção o que importa não é o gesto pelo gesto, mas o significado deste diante do mundo. Esta disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor, afetivo e criativo.
E atraves do texto “o atletismo em três modalidades”, podemos observar a importância de atribuir significados aos conteúdos, e de gerar aquisições de conhecimentos mais relevantes do ponto de vista social e educacional, trazendo para o alunado uma realidade presente, porém desconhecida, visto que os movimentos dos esportes, ginásticas e atletismo, são movimentos rotineiros. Para tanto, é relevante redefinir o planejamento de estratégias que viabilizem atividades de interesse para as crianças de modo a promover o seu envolvimento, preferência e interesse em diferentes modalidades esportivas.



Resumos Relacionados


- Aprendizagem E Motivação

- Uma Escola De Pernas Pro Ar

- O Professor E A RelaÇÃo Com O Aluno Em Meio À Trama TecnolÓgica

- A Leitura Nas Aulas De Idiomas

- O Futebol De Seis “quadrados” Nas Aulas De Educação Física



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia