Tupac: Resurrection
()
Tupac: Resurrection é um documentário que relata a conturbada vida de Tupac Shakur, um dos maiores rappers da história da black music norte-americana.
Passando pela sua infância até a sua morte, o filme impressiona por ser inteiramente narrado pelo próprio Tupac, em ritmo rápido e envolvente, tendo sido indicado ao Oscar na categoria “Melhor Documentário – Longa Metragem”.
A história inicia-se centrada em sua mãe, Afeni Shakur, sua influência no grupo revolucionário Panteras Negras e suas dificuldades para criar os filhos, tendo passado a maior parte da gestação de Tupac dentro da prisão. A seguir Tupac relata a cumplicidade, a despeito de alguns desencontros com sua mãe, mas ressalta a falta que uma figura paterna fez em sua vida.
Da infância à adolescência a vida de Tupac foi marcada pela pobreza e pelas dificuldades da vida, impulsionando o jovem a buscar o sucesso no mundo artístico. Na High School teve a oportunidade de aprender teatro, balé, literatura e ter contato com músicas que o influenciaram pelo resto da vida.
Apesar disso, suas amizades eram compostas de traficantes, gângsteres e prostitutas, fato que também teve influência em sua vida e carreira.
Seu início como rapper ocorreu pela Digital Underground. Letras fortes o envolveram desde cedo em polêmicas com setores conservadores da sociedade. Polêmicas com outros artistas também foram uma constante em sua vida. Em 1994, Tupac foi baleado cinco vezes em um estúdio. Após o ocorrido, passou a acusar os também rappers Notorious B.I.G. e Sean Combs (Puffy Daddy), alegando que os dois saberiam previamente do assalto, mas não o teriam avisado. Tal fato municiou ainda mais a rivalidade existente à época entre o hip hop da Costa Oeste e a Costa Leste dos Estados Unidos.
Tupac ainda passou alguns meses na prisão acusado de agressão sexual. Foi libertado mediante o pagamento de uma fiança por Suge Knight, CEO da Death Row Records, em troca da gravação de 3 álbuns. A Death Row Records, da Costa Oeste, vivia intensa rivalidade com a Bad Boy Records, da Costa Leste e tal fato contribuiu ainda mais para o acirramento da violência entre os rappers.
Em 1996, após assistir a uma luta de Mike Tyson, o carro em que Tupac Shakur estava sofreu uma emboscada, ferindo-o mortalmente, atingido por vários disparos. Sua morte não teve explicação até os dias de hoje, mas alguns creditam tal fato à rivalidade Costa Oeste x Costa Leste da época, que um ano mais tarde também vitimou Notorious B.I.G.
Tupac: Resurrection vale a pena ser assistido pela agilidade com que consegue contar a história e pela relevância do cantor no cenário hip hop norte-americano.
Resumos Relacionados
- Love On Sale - Chuck Wayne
- Andes - América Do Sul
- Entendendo Nova York
- O Correio Tem De Chegar!
- Células De Walker, A Gangorra Barométrica
|
|