O Enigma do Coronel Hayter e outras histórias
(Sir Arthur Conan Doyle)
Neste livro, o famoso detetive particular Sherlock Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson acabam por desvendar alguns pequenos mistérios que ocorrem ao seu redor, sendo todos os fatos anotados fielmente pelo Dr. Watson que acompanhava o detetive na maioria das visitas que ele fazia a fim de descobrir os fatos que cercavam os problemas aparentemente insolúveis. Entre as histórias apresentadas nesse livro estão:
- O Estrela de Prata – conta a história do repentino desaparecimento de um cavalo de corrida, favorito do evento que iria acontecer dentro de alguns dias. Os fatos estranhos relacionados acabam por implicar no envolvimento do vizinho do dono do cavalo, que esteve no local no período do desaparecimento do mesmo. Outro fato vem agravar a situação: o treinador do estrela de prata, John Straker, é encontrado morto, com o rosto desfigurado e portando uma estranha arma. Sem conseguir desvendar o caso, os policiais encarregados do caso precisam da ajuda de Sherlock Holmes para conseguir esclarecê-lo.
- A Caixa de Papelão – outra história intrigante, envolvendo um senhora de meia-idade que recebe pelo correio uma caixa de papelão contendo duas orelhas humanas envoltas em sal, destinadas a Srta. S. Cushing, sendo que o nome da referida senhora era Susan. A fim de descobrir o motivo do envio da caixa para uma pessoa aparentemente tranqüila que levava uma vida pacata, Holmes precisa descobrir a quem ela realmente era destinada, e acaba por descobrir que dois assassinatos haviam sido cometidos e o conteúdo da caixa era uma amostra para comprovar que os mesmos haviam sido cometidos, e foram enviados por alguém com bastante remorso pelo que fez, na tentativa de perturbar a pessoa que considera “responsável” pela sua atitude.
- A Tragédia do Glória Scott – nesse caso, Sherlock Holmes acaba por desvendar o passado do pai de um de seus grandes amigos. Ao receber uma visita muito suspeita, o referido senhor começa a passar mal e ter ataques, até que em um momento acaba não resistindo e morrendo. A fim de se vingar do visitante “indesejado”, seu amigo pede ajuda para ele, o que acabam descobrindo é surpreendente, já que na verdade o falecido nem é que alega ser, e possui um passado não muito glorioso.
- O Corcunda – um assassinato ocorre: a esposa e seu marido estavam trancados na sala de reuniões com a porta fechada quando os empregados ouvem um barulho. Tentam arrombar a porta mas não conseguem. Ao entrarem pela janela encontram o marido morto, a mulher desmaiada, a porta trancada e a chave desaparecida. Para tentar resolver o mistério, Holmes precisa entender os acontecimentos e, ao examinar as pistas, se depara com algumas pegadas estranhas: um corcunda, com seu estranho animal de estimação, esteve nas mediações da casa. Para descobrir o responsável, ele precisa reconstituir os fatos e para isso conta com a ajuda de uma visita, que sem querer comprometer a amiga, está escondendo um fato que considera trivial mas que é de suma importância para deslindar o mistério.
- O Corretor – porque um recém-empregado em uma grande empresa recebe uma proposta extremamente tentadora de uma suposta concorrente que pede para que ele se mude de cidade sem avisar a empresa na qual começaria na outra semana? Considerando o fato estranho, o jovem vai em busca do detetive para tentar descobrir porque duas pessoas que se dizem diferentes tem a mesma aparência e coincidentemente tem um piercing no mesmo lugar. Acaba por descobrir que um grande golpe está sendo planejado e será executado com seu nome.
- O Enigma do Coronel Hayter – um empregado de uma rica fazenda, onde Sherlock acaba por passar um tempo na tentativa de se recuperar de uma doença, acaba sendo assassinado no que supostamente é um assalto, tendo como “desculpa” o fato de que uma quadrilha está invadindo a cidade e já havia roubado a casa de outra família abastada da cidade, rival daquela onde o empregado acabou por perecer. Tal conclusão poderia ter satisfeito a polícia se não fosse por um bilhete que Holmes acaba por descobrir na mão do morto, marcando um encontro no local onde depois foi assassinado. A fim de descobrir a verdade ele se utiliza de várias artimanhas, até alegar que sofreu um de seus ataques, além de lançar suposições e armadilhas para que os culpados se entreguem, e ele acaba por comprovar que não era uma quadrilha que agia dessa forma, mas sim alguém com um interesse bem mais “local”.
Resumos Relacionados
- As Cinco Sementes De Laranja
- Sherlock Homes Sinopse
- O Sinal Dos Quatro
- Um Estudo Em Vermelho
- A Extravagância Do Morto
|
|