Tradição versus Pós Modernismo e não ao Ritualismo
(Gildo Tercio)
Tradição versus Pós Modernismo e não ao Ritualismo
Tradição: Transmissão, transferência de bens ou de direitos. Via pela qual os factos ou os dogmas são transmitidos de geração em geração.
Pós-Modernismo: Conjunto de movimentos artísticos e literários heterogéneos surgidos a partir da segunda metade do século XX, que defendem modelos baseados na reacção! contra as correntes modernistas e vanguardistas.
Ritualismo: Apego ao ritual ou às cerimónias. Sistema ou conjunto dos ritos de uma igreja. Prática seguida em um dado rito. Cerimónias religiosas próprias às diversas comunhões cristãs. Ordem prescrita das cerimónias que se praticam numa religião.
Isto são apenas definições de um dicionário de Português, mas observem o que a Palavra de Deus tem a dizer:
Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. 2 Tessalonicenses 3.6
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 1 Pedro 1.18
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2.8
Devido a influência de certas religiões, a palavra tradição virou um termo que significa frieza e morte espiritual, porem não é bem assim, pois depende da fonte que a gerou e como foi repassada aos demais ao longo dos anos e o pós-modernismo virou a arma que quebra esse ciclo tradicional; Virou pretexto para uma liberdade oca e vazia.
Essa é a base teologica e filosofica de muitos lideres religiosos; O que importa é ser livre - o evangelho é liberdade, mas pensando bem - liberdade de quê? da tradição dos pais...do que é velho, do passado, do fardo religioso? Talvés, liberdade para poder expressar seus desejos, suas vontades...porque não liberdade do espirito e não da carne. A carne é para ser oferecida em sacrificio, vivo, santo e agradável a Deus que nosso culto racional.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1
Sacrificio vivo, santo e agradável...é liberdade para fazer o que se quer?
Fomos regatados da nossa vã maneira de viver.
Vã maneira de viver isso só vale para quem se prostitui, adultera, para quem rouba, mata e etc?
Qual a relação entre vã maneira de viver e sacrificio vivo, santo e agradavel?
Vã maneira, fala da liberdade sem leis, sem regras, o viver só para se auto satisfazer.
O sacrificio vivo, fala da prisão dessa vã maneira; de não fazer o que quer mas o que se deve, o certo.
Pós-Modernismo tenta misturar vã maneira de viver com sacrificio vivo é como tentar misturar água com óleo com a finalidade de simplesmente quebrar a tradição. Liberdade é fazer o que se quer...? Este é o conceito aceito por muitos, mas liberdade é fazer o que se quer respeitando os limites impostos pela lei divina e humana.
Sou evangelico, não por causa da tradição e nem por que o pós-modernismo me influênciou, mas por que a mensagem da cruz que está incerida na Palavra de Deus me alcançou e me libertou, não a liberdade pós modernica, mas a liberdade com que Cristo me libertou, não para fazer o que quero, mas a vontade de Deus revalada na sua Palavra, respeitando e obedecendo a tradição repassada pelos nossos pais na fé, isto não representa uma fé cega, baseada em preceitos humanos, mas sabendo de quem temos recebido.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 2 Timóteo 3.14
Saber a fonte é a base de toda sensatez. Muitos se tornam seguidores de uma fé pelo simples fato de serem influênciados por algo ou alguem, mas cortando a fonte da influência acaba-se a fé.
Conhecer a fonte e saber a origem é a base para uma fé solida, só apartir daí que se pode manter uma tradição sadia e que quando há solidez, pós-modernismo e mero ritualismo não abala a uma verdadeira fé.
Gildo Tercio
Resumos Relacionados
- O Dom Da Liberdade
- O Que é Ter Paz?
- Não Se Confome Com Tudo
- Linguagem E Liberdade A Partir De Herder E Kant - Iv
- Um "natal Corrigidamente Cristão" Poderia Realmente Honrar A Cristo
|
|