Socialismo Utópico
()
O pensamento socialista foi primeiramente formulado por Saint-Simon (1760-1825), Charlis Fourier (1772-1837), Luis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858). O socialismo defendido por esses autores foi, mais tarde, determinado de socialismo utópico por seus opositores marxitas ( os quais por oposições, se auto denominavão socialistas "científicos").
O conde de Saint-Simon teorizou a divisão da sociedade em "produtores" e "ociosos". Ele acreditava que a sociedade deveria ser composta por uma maioria de produtores capazes de gerar riquezas. Para Saint-Simon, as empresas capitalistas poderiam desde que assumissem várias responsabilidades sociais para com a classe trabalhadora.
O francês Charlis Fourier apontou que as relações econômicas deveriam se organizar em instituiçõespor pricípios de associação e cooperativismo. Dessa forma, idealizou a concepção de comunidade produtiva, composta por aprocimadamente 1.800 trabalhadores chamadas de falanstérios.
Robert Owen pode ser visto como um dos mais atuantes pensadores do socialismo utópico. Na condição de administrador, teve a oportunidade de observar claramente as penosas condições as quais os trabalhadores eram submetidos. A partir desta experiência, resolveu dedicar-se a criação de cooperativas que negassem o individualismo e a lógica egoista das empreses capitalistas.
Socialismo Utópico é a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista, surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e idéias definidas utópicas para os pensadores socialistas que surgiram posteriormente. Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não conheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica.
Resumos Relacionados
- O Que Significa Socialismo.
- Diferenças Entre Capitalismo E Socialismo
- O Socialismo Utópico
- O Manifesto Comunista
- O Que é Sociologia
|
|