A Cura Espiritual
()
De modo geral, denomina-se cura espiritual o restabelecimento da saúde por métodos executados não pela medicina oficial, mas por meios paranormais.
Há muito tempo o trabalho do homem, crente ou não, tem influído na saúde de seu próximo. As tribos indígenas, os povos nativos e os sacerdotes da antiguidade restabeleciam a saúde de seus semelhantes por meios desconhecidos até por eles mesmos.
Depois de Allan Kardec, apareceram os médiuns curadores, até que, em 1888, os espíritas da Espanha fizeram demonstrações práticas na presença de cientistas e investigadores. Estes trabalhos foram realizados por J. Fernandes, discípulo de Kardec. Em 1889, nas comemorações do primeiro centenário da Revolução Francesa, reuniu-se em Paris o II Congresso Espírita, agora representado por espíritas e espiritualistas em geral.
No Brasil, em 1900, Leopoldo Cirne fez o primeiro relato escrito sobre o assunto, a fim de levá-lo para Paris, no IV Congresso Espírita. Na Europa, naquela época, já se realizavam tratamentos de doenças através da magnetização praticada por espíritas, positivistas etc., que defendiam a imortalidade da alma, o intercambio entre vivos e mortos e a reencarnação.
É do conhecimento geral que os sacerdotes faziam sessões de cura em seus conventos, invocando o Espírito Santo. Porém, perde-se na noite dos tempos o momento em que a cura por processos não médicos foi utilizada, como benzeduras, mesinhas, sacrifícios de animais e outros tantos processos usados pelo homem para socorrer seus semelhantes. Fato que pode ser visto principalmente entre tribos africanas e brasileiras.
A maioria das pessoas, independente da crença que assumam, já ouviu falar das curas espirituais. Elas consistem no combate de doenças pela utilização de recursos espirituais, sem a necessidade de empregar medicamentos ou outras modalidades de tratamento. Essas intervenções se fazem através do perispírito por médicos desencarnados, sem cortes no corpo material, tendo em vista restabelecer a saúde de pacientes enfermos.
Atualmente, as curas espirituais têm chamado imensamente a atenção das pessoas das mais variadas crenças religiosas. Elas podem ser encontradas na Igreja Católica, onde são feitas curas espirituais por invocação do Espírito Santo. Acontecem também em Igrejas Evangélicas, nos cultos do Santo Daime, nos cultos afro-brasileiros, no Espiritismo, dentre tantas outras seitas, crenças ou religiões que se utilizam desses métodos para curar os seus seguidores.
No Vale do Amanhecer a cura espiritual é o principal objetivo da doutrina. Desde a iniciação nos trabalhos ritualísticos os médiuns são orientados a ajudarem a quaisquer pessoas que procurem o Vale com o intuito de obter a cura. Por isso, quando o paciente chega no Vale do Amanhecer é sempre recomendado que ele continue a fazer o tratamento com os médicos, pois o que os adeptos fazem questão de destacar é que a cura espiritual realizada no Vale do Amanhecer é uma cura do corpo espiritual e não do corpo físico, a não ser que os problemas físicos sejam conseqüência dos espirituais:
Para os adeptos do Vale do Amanhecer a cura espiritual é feita, através do corpo espiritual do paciente. Não havendo, portanto, necessidade nenhuma de contato físico entre os médiuns curadores e o doente. Não é o médium que obtém a cura, mas sim os espíritos, por intermédio do médium. Mas eles dizem que para haver um ambiente adequado, facilidade na realização da cura e uma maior concentração de forças mediúnicas é melhor que o paciente esteja próximo aos médiuns que irão curá-lo, não sendo necessário que o médium toque no paciente, pois a cura mediúnica pode se processar em qualquer distância entre médiuns e pacientes.
Conversando com o responsável pelo templo do Euzébio ele nos disse que existem diversas maneiras das pessoas verem a doença de um paciente e a forma pela qual essa doença é vista é muito importante para o êxito da cura espiritual. No entanto ele nos esclareceu que existem duas formas mais especificas de se encarar o problema de um doente: o da ciência médica, com base na razão, onde a inteligência humana é quem comanda; e o da ciência espiritual, tomando-se em consideração o fato transcendental. No primeiro caso, a única autoridade é o médico, responsável pela saúde humana. Já no segundo caso, a autoridade é o espírito superior, que preside os médiuns que, eventualmente, irão intervir num caso de cura.
Na verdade a cura mediúnica no Vale é exclusivamente espiritual, no entanto o tratamento empregado nos rituais da doutrina serve também para alertar as pessoas para algum problema físico que possa ter surgido em decorrência dos problemas espirituais, e que precisam ser tratados pela medicina convencional.
Referência Bibliográfica:
GOMES, Karine M. A dávida da cura espiritual no Vale do Amanhecer. Monografia. UECE: 2006.
Resumos Relacionados
- Revista Claudia - Setembro/2005
- Curas Do Espiritismo
- Espiritualidade No Cuidado Com O Paciente
- João De Deus
- O Livro Dos Médiuns
|
|