O drama de Absalão
(Caio Fábio)
Inicialmente deve-se considerar que Davi era um homem de ação como muitos de nós,homens e mulheres gente que decide e toma decisões com praticidade.
Ele tinha um reino para administrar muitas coisas para fazer ao mesmo tempo portanto era um homem de muitas decisões ,de desafios de muitas emoções e de muito estresse.
Além disso Davi era um homem muito bem intencionado .
Impressionam-me as boas intenções dele como pai. Pode-se discerni-las através de alguns nomes que ele colocou nos seus filhos.
Os nomes não eram escolhidos por estarem na moda ou por sonoramente produzirem um efeito agradável,Davi esperava muitas coisas de seus filhos.
Imagine quando Davi vendo o pequeno neném Abshalom quanta esperança de que muitas realizações acontecem na vida daquela criança.
Quem sabe Davi imaginou que Absalão poderia vir a ser o seu sucessor, o pacificador do país um homem forte no qual a graça e a unção de Deus repousariam.
Davi gerou filhos e sonhou o melhor para eles e os colocou diante de deus,com o melhor de suas expectativas.
Atenção a isso:
Conquanto Davi fosse um pai que sonhasse com o bem dos filhos,no entanto não era capaz de transformar suas boas intenções em investimento de vida na existência dos filhos.
Sonhou o melhor sonho,desejou o melhor desejo,porém não foi capaz de investir na viad dos filhos.
Porque estava ocupado demais ou talvez tivesse filhos demais,isso levou com que seus fihos seguissem um caminho desastroso de ódio e morte.
Davi não tinha tempo para seus filhos porque tinha muitas obrigações mais isso não justifica sua ausência para com seus filhos.
Não adianta você ter os sonhos que tem,nem apenas guardar dinheiro para o bem de seus filhos.
Absalão tinha dinheiro ,castelo ,casas,prestigio.Absalão era bonito e a bíblia nos diz que ele era o homem mais bonito de sua geração.
Ele era fascinante,charmoso,porte bonito,cabelo bonito. Absalão tinha o cabelo invejável .
Naquela época era costume untar óleo sobre os cabelos com pó de ouro para brilharem ao sol e vaidoso como era Absalão certamente se utilizava muito desse recurso estético.
Absalão tinha tudo mais só o que ele queria era um pai , não era um rei que Absalão queria e sim um pai.Absalão e todos os seus irmãos precisavam de um pai que os ouvisse e lhes aconselhasse se preciso fosse mais tudo o que tinham era um rei cheio de ocupações .
Absalão sofreu com as fraquezas de Davi e isso o levou a praticar um dos crimes mais horríveis da história assacinar seu irmão Amnom por ter estrupado sua irmã Tamar.
Isso o deixou profundamente desapontado para com seu pai porque ele não tomou nehuma atitude sobre isso , não puniu Amnom .
Absalão foge fica cheio de ódio e trama uma revolta armada , e é declarado rei de hebrom aproxima-se de jerusalém para cercá-la e tomá-la.
Davi é aconselhado a fugir com seus súditos para o deserto porém deixa alguns de seus homens afim de se infiltrarem na corte e dar algum conselho desatroso a Absalão para destruílo o que acontece.
Absalão então bate e retirada e é seguido por Joabe que o executa quando este fica preso em uma arvore por seus lindos cabelos longos .
Davi recebe a notícia de que Absalão esta morto e lamenta profundamente por já ser tarde demais e não haver nada a ser feito.
Resumos Relacionados
- Rei David
- Davi-de Fugitivo A Rei
- Davi, Um Rei Segundo O CoraÇÃo De Deus!
- Derrubando Golias
- Tentativa De Assassinato
|
|