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Fichamento ROMANCES DE 30
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BOSI, Alfredo. A ficção. História concisa da Literatura Brasileira. Ed 35. São Paulo: Cultrix, 1994. P.388-395.O romance de 30 é uma produção ficcional brasileira de inspiração realista. Retrata a realidade, tendo como base uma visão crítica das relações sociais. Quanto à temática, enfatiza questões sociais e ideológicas, além de abordar a figura do herói problemático, o anti-herói.Os romancistas de então, projetam as personagens de forma irônica e ambígua, transcendendo o ponto de vista do herói, como nas obras de autores: O Alencar urbano ( Lucíola) , Machado de Assis, Aluísio Azevedo no Cortiço, entre outros.Para explicar o Romance de 30 na sua relação com a totalidade social, apresentam-se quatro tendências, segundo o grau de tensão entre o herói e seu mundo: A primeira, das quatro, são os Romances de tensão mínima. Em que há conflito em termos de oposição verbal, sentimental quando muito. As personagens não se desligam da estrutura e paisagens que as condicionam. Há, ainda, um apelo às coordenadas espaciais e históricas, as ações são situadas e datadas e o cuidado com o verossímil. Como por exemplo, as histórias populistas de Jorge Amado, Os romances e crônicas da classe média de Érico Veríssimo e Marques Rebelo e muito do neo-regionalismo documental mais recente. A segunda são os Romances de tensão crítica, em que o herói se opõe e resiste às pressões da natureza e do meio social. Os fatos revelam os danos sofridos pelo ser - humano por causa da vida em sociedade. As figuras são tratadas em seu nexo dinâmico e com as paisagens e a realidade sócio- econômica. Dessa relação nasce o enredo, embora sem intimismo talha-se o caráter do protagonista. Exemplos, Obras de José Lins do Rego ( Usina, Fogo Morto) e todo Graciliano Ramos; Outra tendência são os Romances de tensão interiorizada. O herói não enfrenta a oposição entre eu/ mundo pela ação. Ele evade-se tornando o conflito pessoal. Coloca em primeiro plano os conteúdos da consciência nos vários momentos da memória, fantasia ou reflexão. Desloca o eixo da trama do tempo cronológico para a duração psíquica do sujeito. É o caso dos romances psicológicos em suas várias modalidades (memorialismo, intimismo, auto-análise) de Otavio de Faria, Lucio Cardoso, Cyro dos Anjos, Lygia Fagundes Telles, entre outros.A última tendência são os romances de tensão transfigurada, em que o herói procura ultrapassar o seu conflito existencial pela transmutação mítica ou metafísica da realidade. Essa quarta tendência se difere das anteriores pelo fato de se situar na construção de outra realidade.Conclui-se o capítulo com a afirmação de que a literatura escrita em 1930 forma um todo cultural, vivo e interligado, embora as fraturas de poética ocorridas depois da II Guerra. E considera precoce a idéia de se considerar passado e ultrapassado o romance social e intimista dos anos 30 e de 40.



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