Saruê, ZAMBI !
(Luiz Galdino e Rogério Borges)
Este livro foi premiado e selecionado para um catálogo denominado Os melhores Livros de Guerra e Paz. Um catálogo da biblioteca internacional da juventude de Munique, na Alemanha.
Conta uma história de coragem e luta pela liberdade, pela sobrevivência em um meio hostil. Uma história sobre o preconceito, de amor e muito idealismo, procurando a liberdade o melhor que o ser humano pode possuir.
Duas crianças, Dandinha e Gamba, vivem no Quilombo dos Palmares, estão vivendo com muita honra, e muita coragem , são crianças mas conhecem os limites aos quais estão submetidos. Elas são os símbolos dos escravos, que lutam pela liberdade, com muita honradez, muita coragem, estes são os pilares dos quais sentem muito orgulho. Orgulho da luta pela liberdade que tem de ser conquistada e protegida dia a dia. As lutas são constantes para defender o território do rei Zambi.
Neste ambiente nasce um grande amor entre Dandinha e Gamba. Gamba se transforma em um bravo guerreiro. Dandinha sua linda companheira.
Domingos Jorge Velho um Bandeirante entra no Quilombo invadindo-o destruindo tudo e todos , isto no início do ano de 1696.
Para não cair nas garras dos algozes Zambi se precipita em um penhasco colocando fim em sua própria vida. Assim Zambi dos Palmares se torna livre como era seu sonho.
Este livro recomendadíssimo pertence ao acervo permanente da biblioteca de Munique integrou a mostra do livro juvenil na feira de Bolonha em 1987 na Itália.
Resumos Relacionados
- Zumbi Dos Palmares
- Caio Prado Jr. In: Formação Do Brasil Contemporâneo
- A História De Zumbi Dos Palmares
- O Quilombo Dos Palmares
- O Gambá Que Queria Estudar
|
|