BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Mentiras e propaganda. Armas de desinformação em massa
(Massimo Chiais)

Publicidade
Todo mundo mente, de uma forma ou de outra. Mente-se para ganhar respeito, para melhorar o seu estatuto, para esconder suas próprias falhas ou, muitas vezes, para induzir outros a aceitar uma versão orientada da realidade. A mentira pode até ser passada com boas intenções ou aceite como um ato compreensível de auto-defesa. Mas quando a mentir é o poder político, que usa a mídia para manipular a verdade até modificá-la e produzir falsas realidades para enganar a opinião pública e colher benefícios pessoais ou político-partidários, então o problema se torna grave. Primeiro, porque é atacada nas suas raízes mais profundas a relação entre Estado e cidadão; e em segundo lugar porque distorce o que deveria ser a relação de confiança com a mídia; e depois, ainda, porque cria uma contradição inaceitável entre a demanda de honestidade como valor ético imprescindível na vida social e a desonestidade flagrante do poder; e, finalmente, porque, pela adição de todos estes elementos, põe em causa seriamente o próprio conceito de democracia.

“Mentiras e propaganda. Armas de desinformação em massa” fala, antes de mais, da mentira e como ela pode ser usada para gerar consenso e exercer ações de propaganda e desinformação. A meio caminho entre um escrito de sociologia da comunicação e um escrito de análise jornalística, o livro aborda os principais aspectos da propaganda mentirosa colocando em evidência as suas metodologias e efeitos, através do estudo de casos específicos relatados a partir de crónicas jornalísticas dos anos mais recentes. Trata-se de um trabalho muito bom de denúncia da acção de desinformação realizado através dos meios de comunicação, sejam novos ou antigos. Mas, especialmente, pode ser considerado um manual real e prático para uma "leitura consciente" dos jornais e das mensagens da televisão, para permitir que as pessoas entendam, se não a realidade, pelo menos para que saibam descobrir quais são as mentiras que são vendidas como verdade pelos talk show e pelos políticos.



Resumos Relacionados


- Devemos Socializar Os Meios De Comunicação

- Juro Por Deus

- Escola Em Tempo Decomunicação

- Psicologia Da Voz

- Http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutrina=3529



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia