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A educação brasileira ao longo dos anos sempre foi imposta o ensino da história e da cultura européia. Esses ensinamentos tinham em primeiro momento a chamada catequização das populações indígenas. Mas por trás de tudo isso, sabe - se que os européus procuravam dominá-los. Seja pela língua, pelo modo de vestir, pela alimentação, em fim, já ocorria desde lá no período do chamado Brasil Colônia, às inúmeras violações dos direitos humanos.Quando os africanos foram usurpados de seus lares e trazidos a força para nossa gloriosa nação, e negociado em plena luz do dia, sem falar que antes mesmo deles embarcarem no Brasil, diversos africanos/as eram obrigados/as ainda em terra firme no continente africano a dar sete voltas em uma árvore conhecida como Baobá. Onde os européus acreditavam que uma vez os/as africanos/as submetidos/as aquele processo, eles/as esqueceriam todas as suas manifestações culturais.Quem poderia interferir neste tipo de atrocidade na época seria a Igreja Católica. Mas infelizmente neste período esse seguimento religioso posicionou-se que "o negro não tinha alma", como a igreja nesta ocasião era quem representava o Estado. A partir daí o negro foi visto pelos europeus como objeto. [Cadê a Reparação por esses e outros danos causados aos nossos irmãos africanos e indígenas?].E quem imaginou que o Rei de Portugal enviou o primeiro governador geral do Brasil para amenizar o sofrimento da negrada se enganou. Tomé de Souza no mesmo dia que fundou a cidade de Salvador na Bahia, em 29 de março de 1549. Ele não perdeu tempo e oficializou a escravização no Brasil. Diante a essa pseudo - educação europeia, após diversas mobilizações dos movimentos sociais inclusive os movimentos negros, indígenas e de mulheres, na contribuição para inserção das Leis Federais nº 10.639/03 e a11.645/08 que obrigam o ensino de História Cultura Afrobrasileira e Indígena, respectivamente. Nos estabelecimentos de Ensino Público e Privado. Mas a docência tem reclamado sobre a ausência de livros didáticos que atendam às séries iniciais do Ensino Fundamental.Neste sentido, o Escritor e Coordenador Pedagógico Ubiraci Santos no ano de 2008 produziu a Coleção História e Cultura Afrobrasileira e Indígena, que em seu conteúdo sempre procurou dar ênfase aos temas transversais, tais como: família, direitos humanos, ética, meio ambiente, identidade etnicorraciais dentre outras.Além disso, a coleção traz informações sobre as datas do calendário afro-indigena, a exemplo do Dia do Saci; Dia de Erradicação de Todos os Tipos de Trabalhos Infantil; Dia da Cosciência Negra; Dia do Índio dentre outras.Quanto a divulgação, o blog foi a melhor forma para disseminação da existência da coleção. Ainda é importante expor que o município de Salvador adotou os cinco livros que compõem a coleção desde o ano de dois mil e nove.
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