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Nascimento do Teatro em Roma
(pierre grimal)

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364 a.C. – data do início dos jogos cénicos trazidos para Roma como cantos e danças por bailarinos, músicos e mimos Etruscos (Luca scaenici)Pensa-se que o teatro em Roma teve várias origens: Tito Lívio acredita que partiu da evolução dos jogos cénicos (começaram a acompanhar a música e danças destes jogos com textos poéticos, versos do género satírico) e que deu origem à “sátiradramática”; Virgílio crê que teve origem nas festas celebradas pelos camponeses da Campânia na Itália na altura das vindimas, período no qual haviam várias festas (mascaradas com danças e canto onde os participantes cobriam o rosto com máscaras de casca de árvore). Estas contribuíram para dar forma ao teatro romano enquanto local de espectáculos. Tito Lívio e Virgílio concordam no cariz libertino, divertido e burlesco destes jogos.240 a.C. – data da introdução da tragédia em Roma (e simultaneamente da comédia literária). Foram encomendados a Lívio Andrónico, a representação de espectáculos semelhantes aos representados nas cidades gregas (comédia etragédia) para celebrar a vitória romana na primeira guerra púnica (sobre Cartago) – nascimento da tragédia «em coturnos» e da comédia «em pallium» (peças onde as personagens era gregas e trajavam como os actores gregos)Evolução destes espectáculos: representações em honra de defuntos célebres (privadas); «pretextas» (heróis – magistrados romanos vestidos com toga) onde nada mais havia de grego além da estrutura geral. Comédia – personagens são romanas. Surge a fabula togata (comédia «de toga») influenciada pela comédia campaniana e pela atelana. Não há fragmentos destas comédias.Características do teatro romano:- texto falado (versos jâmbicos ou trocaicos);- dois tipos de cantica (fruto da influência dos jogos cénicos): escritos em verso (mesma métrica) e versos com vários ritmos. Teatro romano valorizou muito a parte musical, a gesticulação e a mímica na integradas na acção, sendo que, a comédia romana desenvolveu consideravelmente os cantica (coro tinha um papel acessório nas peças).Canticum – canto que pressupõe a presença de um flautista ao lado ou atrás do actor que executa uma mímica ritmada pelo texto e pela música, representação que foi depois dobrada para um flautista e três dois(um declamava ou cantava e o outro dançava ou mimava). Passou-se depois a ter mais do que um actor em palco - ponto de partida para encenações maiores (encenações do circo e do anfiteatro).



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