BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Resumo do governo Lula
()

Publicidade
O artigo mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva adotou o mesmo modelo de política econômica de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. O objetivo do modelo adotado é apenasconquistar a credibilidade dos mercados financeiros. Nos primeiros dez meses de governo, os resultados são de elevado desemprego, queda da renda real do trabalhador e baixo crescimentoeconômico. Mas, a credibilidade foi conquistada, embora seja um ativo volátil.Questões a serem discutidas e esclarecidas:A primeira é que, embora os pilares teóricos do modeloeconômico de Lula sejam os mesmos de FHC, as políticas macroeconômicas do primeiro são bem mais intensas que as do último. Em segundo lugar, a opção do presidente Lula foi por um modelo definitivo – não há qualquer Plano B, alternativo, e não há qualquertransição em curso. Terceira, foi feita uma opção econômica para garantir uma governabilidade de base conservadora. Quarta, a redução da taxa de juros não muda o modelo; ao contrário, é parte dele, mas será limitada e insuficiente. Quinta, diferentemente do que pregam alguns governistas, demonstra-se que existem, sim, modelos alternativos que poderiam reduzir a taxa de desemprego e fazer a economia crescer e que, de formaalguma, romperiam com os compromissos financeiros existentes, não causariam sobressaltos, não atemorizariam o empresariado e nem levariam o país a uma crise de governabilidade. E, por último, à luz dos resultados obtidos nos nove primeiros meses de governo, apontam-se as perspectivas da economia para o ano 2004. Estas questões serão discutidas nas seções que seguem.



Resumos Relacionados


- Http://noticias.terra.com.br

- Correio Braziliense

- O Papel Da Oposição (no Brasil Sob Dilma Rousseff)

- E Agora Dilma Rousseff? (crÔnica)

- Plano Collor (governo Fernando Collor ? 1990 / 1992)



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia