O que é a Dramaturgia?
()
Segundo o Dicionário de Teatro de Pavis, a palavra “dramaturgo”, que do grego “dramaturgeo”, significa autor de dramas (tradicionalmente) quer de comédias, quer de tragédias, como por exemplo Shakespeare.
No entanto, num emprego técnico mais moderno, o dramaturgo é visto como o conselheiro literário e teatral e, assim, é chamado de dramaturgista e está ligado a uma companhia e equipa responsável pela preparação do espectáculo.
Esta concepção também se pode constatar no dicionário “Le Petit Larousse” de 2002 que diz: “ 2- Conseiller littéraire et artistique attaché à un théâtre, à un metteur en scène, ou chargé de la dramaturgie d’un spectacle ”.
Enquanto que o dramaturgo escreve a obra, o dramaturgista pode escolher as peças de um programa e modificar o texto inclusive, tendo também a tarefa de investigar sobre a obra e contextualizar a sua interpretação.
Por estar mais distante que o encenador, possui uma visão mais objectiva, conseguindo observar criticamente aspectos que o encenador não nota.
A dramaturgia possui o sentido clássico grego (“Dramaturgia”), a arte de compor um drama. Não obstante, essa noção evoluiu, particularmente, para a ciência da arte que estabelece normas de construção da obra, examinando o trabalho do autor e ligando o “universo mental (…) à construção sensível”, segundo Rosset.
Para Brecht, a Dramaturgia estuda a fábula, ou seja, a parte fulcral da peça, a acção.
Passou a existir várias formas de dramaturgias, quer dizer, várias teorias ideológicas, levando a diversas contextualizações de uma mesma obra.
De acordo com o mesmo dicionário, “Le Petit Larousse”, a Dramaturgia é “ 1- Art de la composition théâtrale. 2 – Traité de composition théâtrale. 3 – Élaboration des principales orientations lettéraires et artistiques de la mise en scène d’un texte dramatique ”.
Em suma, apesar da sua evolução, a noçao de Dramaturgia continua viva, apenas sofrendo alterações teóricas e ideológicas, mas tendo um papel mais activo juntos das companhias de teatro.
Bibliografia:
· PAVIS, P, Dictionnaire du théâtre, Paris, Dunod, 1996 (trad. língua portug. São Paulo, Editora Perspectiva);
· AAVV, Le Petit Larousse Illustré 2002, 2001, Editora Larousse.
Resumos Relacionados
- William Shakespeare E Seus Atos Dramáticos
- Em Primeiro Lugar, Na Internet "s", Download Gratis.
- O ônibus
- Seis Personagens À Procura De Um Autor
- El Bufón Y El Rey
|
|