Ciência da informação e biblioteconomia-novos conteúdos e espaços de
(Marlene de Oliveira - Coordenadora)
Livro que traz uma coletânea de artigos bem escritos e introduz o assunto de uma maneira agradável proporcionando rápida leitura. Ciência da informação e biblioteconomia – novos conteúdos e espaços de atuação, obra realizada sob a coordenação de Marlene de Oliveira, amplifica a visão do estudante de CI, no sentido de dar novos rumos e amplo horizonte de atuação para a profissão. Afinal, a informação tornou-se um produto valioso, matéria-prima para o desenvolvimento científico e tecnológico, considerado como diferencial competitivo no mundo globalizado.Os artigos oferecem uma ideia do amplo contexto de tal ciência encaixada no seio de uma sociedade que recebe o mesmo sobrenome. Campo científico ainda recente e, portanto cheio de oportunidades para pessoas que queiram se aprofundar na pesquisa. A informação e suas formas ou suportes que oficializam e transmitem à humanidade diversos conhecimentos diariamente precisam ser gerenciados e organizados, principalmente pelo motivo da crescente produção de conhecimento na era da internet. Isso exige pessoas com formação profissional que dominem um conjunto de teorias e práticas, unânime entre os praticantes e pesquisadores o fato de tal ciência exigir um conhecimento interdisciplinar, isso vem ocasionando um fenômeno de remodelamento das profissões, principalmente das áreas de biblioteconomia, museologia, arquivologia e documentação. Tais disciplinas estão se ajustando ao novo milênio buscando re-interpretar e refletir sobre seu “novo” papel na sociedade.A Ciência da informação produz intercambio com várias disciplinas e uma delas é a biblioteconomia isso não quer dizer que tal ciência é uma evolução daquela. Aliada as novas tecnologias da informação essa ciência traz e vem produzindo novas práticas e serviços bibliotecários, pois ambas trabalham juntas na busca de solução para o mesmo problema que orienta a área: a informação, seu uso e disseminação.Os temas abordados no livro apresentam-se relevantes para o contexto da definição do campo de estudo da Ciência da Informação e do papel do Profissional da área. Uma vez que revisa o papel da conceituação dos termos informação e conhecimento, ampliando os horizontes de atuação da CI. O estudo destes artigos aponta diversos aspectos para melhor compreensão dos conceitos, normalmente muito confundidos. Afinal na comunidade científica jaz uma busca intensa por um conceito adequado de informação. O que tem sido uma constante nos estudos teóricos realizados dentro da Documentação ou ciência da informação.Le Coadic (1996) entende como profissional da informação aqueles que “adquirem informação registrada em qualquer suporte, organizam, descrevem, indexam, armazenam, recuperam e distribuem essa informação em sua forma original ou como produtos elaborados a partir dela”.Apesar de existir muita contradição há entre vários autores um consenso em relação as diferentes habilidades dessa categoria, como:Trata-se de uma profissão de serviço, de comunicação e de contato onde as relações pessoais com os usuários e produtores de informação são determinantes para a eficácia do serviço; o especialista deve ser capaz de compreender os outros e participar da vida coletiva;É um trabalho de equipe;O especialista precisa tomar decisões em função de numerosos critérios, e isso exige um bom julgamento;Trata-se de uma profissão que exige curiosidade em relação às pessoas, instituições, fatos, idéias e técnicas;O especialista deve ter o espírito aberto, adaptável e dominar a técnica uma vez que é uma profissão em constante evolução; a rotina e a passividade são inimigas da profissão.Percebe-se que o espaço de atuação de tal profissional tem a tendência de realmente aumentar, basta que o mesmo busque seu aperfeiçoamento com as novas tecnologias, seja criativo e pro-ativo, ampliando principalmente sua visão pessoal de mundo. Deve cada vez mais interagir com a sociedade, relacionando-se com ela mediante contribuição do seu conhecimento, rompendo barreiras do passado e sendo um efetivo gestor, comunicador e consultor da informação gerando e proporcionando seu melhor uso. Acima de tudo, deve assumir seu papel de facilitador para o desenvolvimento do conhecimento de uma nova sociedade, desempenhando dessa forma seu verdadeiro papel social. Até que se prove o contrário, com a chegada da inteligência artificial – somente os seres humanos são capazes de processar informação a nível cognitivo. Assim a CI ou documentação não se preocupa apenas com o estudo de informações no sentido restrito, mas se dedica a melhorar os métodos de organização e acesso às informações armazenadas, facilitando e apoiando a sua utilidade potencial para os receptores humanos.Enfim, há tantas maneiras de comunicar e tantas coisas para ser comunicado e, apesar de existir variadas tecnologias tais recursos ainda não estão disponíveis em uma considerável fatia da população e outra grande parte ainda precisa ser educada e capacitada para seu uso. Aqui está um novo campo de atuação para esse profissional: a capacitação dos cidadãos para utilizar os instrumentos e serviços oferecidos pelas redes de comunicação eletrônica e potencializar as informações acessadas, ou seja, a capacidade de compreender as informações, tornando-as úteis e componentes de sua vida cotidiana. (Araujo e Dias, pag. 118)
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