Estruturas e técnicas do Serviço Social de Grupo
(Simon Paré)
O serviço social de grupo apresenta-se como uma unidade básica do trabalho profissional. Visam a aprendizagem por parte dos membros do grupo de uma técnica/arte/competência.
Oo sucesso da aplicação do método de serviço social de grupo requer técnicas e instrumentos comuns a todos os assistentes sociais:
Uma tomada de contacto adequada na qual se sondam os interesses e as necessidades de cada cliente; A redacção e utilização de fichas e cartões contendo dados indispensáveis sobre o cliente e a sua rede. A realização de reuniões regulares, geralmente semanais, com a duração aproximadamente de hora e meia; A entrevista individual sempre que necessária; A entrevista domiciliária (ou a outras instituições como escolas) que permitam ao responsável pelo grupo observar o ambiente de vida dos participantes; O encaminhamento do cliente para outras agências especializadas e a utilização de determinados recursos locais que completem as actividades do grupo; A redacção de um relatório detalhado sobre o grupo e sobre os seus membros individualmente;Uma entrevista de controlo baseada nos relatórios preparados semanalmente com pessoas especialmente preparadas para garantir a supervisão profissional. A análise e avaliação bianuais da vida do grupo e do progresso de cada membro. Esta análise e esta avaliação fundamentam-se igualmente sobre os relatórios acumulados durante todo o ano de actividade e exigem a utilização de determinados critérios de apreciação que o profissional conhece e utiliza habitualmente. A observação de um grupo em acção é algo extremamente complexo, pois requer um treino que não pode ser conseguido sem a fidelidade à redacção de relatórios. O conteúdo da entrevista individual diz respeito aos problemas do grupo e às dificuldades apresentadas pelo cliente no seu relacionamento com o grupo e com o assistente social. A visita domiciliária tem o preciso objectivo de criar um liame interpretativo entre a agência social e a família. O assistente social adquire através da visita domiciliária um conhecimento preciso do ambiente de vida no qual evolui o seu cliente. A colaboração do AS com as outras agências sociais (família, escola) é indispensável e permite-lhe trabalhar melhor com grupo, seus relacionamentos e seu programa, para solucionar as dificuldades dos membros.
Para garantir a consecução dos seus objectivos, o AS necessita então de conhecimentos e compreensão da assistência profissional que lhe compete levar às pessoas e aos grupos.
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