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O que é escola?
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-Sobre o que é a
Escola:

· •Pessoas agrupadas em detrminado lugar com
regras, professores, funcionários, alunos

· •Local de socializar cultura

· Espaço concreto ou não

-Funções da
escola:

· A escola surgiu para ensinar o qu a família não
dava mais conta de ensinar

· Local de socializar, normatizar saberes

· Construçãoe transmissão do conhecimento(ferramenta do desenvolvimento humano)

· Formação de valores eticos e morais

· Para o desenvolvimento físico e cultural dos
alunos

· Local onde se exige compromiss e participação
dos alunos e família



-Não é função da
escola:

· Substiutir a função da família

· Responsabilizar-se por todos os problemas que
envolvem os alunos e famílias

· Resolver os problemas sociais e de segurança
pública

· Jamais ser “guardadora” de alunos

No segundo momento ( parte da tarde), a professora distribuiu xerox de
dois textos e exibiu em
Power Point vários tópicos sobre a:Construção Histórica da Escola , baseando sua
explicação na Tese do autor português, Rui Canário, a Crise na Escola.

Segundo Rui Canário , as mudanças na educação, ocorridas ao longo da
História têm gerado mal estar no mundo todo.

Hoje, estamos vivendo uma crise
mundial da educação , a expansão do acesso à escolarização no mundo todo, tem
provocado uma “erosão” escolar.

Rui Canário , mostra as transformações pelas quais a escola passou e está
passando, principalmente na Europa desde sua criação, no sentido Moderno do
sec. XVIII, cujo princípio formador era o do cidadão na lógica da liberdade,
fraternidade e igualdade.

Segundo o autor , para compreendermos a crise escolar é necessário
anlisarmos os pradoxos que ela tem apresentado ao longo de sua história.

Mais do que a crise da escola, é a
crise do modo de pensar a escola. Daí, aquestão dos 5 paradoxos:

-A crise é da escolar e não da educação

- A escola está passando por mudanças e não crise.

O que é a escola então?

Essa pergunta , na verdade deveria ser: o que a escola é?

Uma invenção histórica, fruto das RevoluçõesLiberais doséc.XVIII: (Rev.Industrial) e (Rev.
Francesa). A escola, nesta época , “descolou-se” da relação direta com as
famílias, separando o ofício do saber do fazer, dando início a uma única relação,
a do professor e alunos.Essa nova forma de socialização(escolar) é que viria a
ser progressivamente hegemõnica. A este momento, o utor dá o nome de “Era das
Certezas”.

Surgem novas dimensãos da escola:

-A concepção de aprendizagem, é separada da experiencia. A escola se institucionaliza
a serviço do Estado, onde os sujeitos têm que se adequarem para entrarem na
sociedade. para Rui Canário , a escola é a forma de fabricar o social . A escola passa a seguir as regras e sofre
a influência das mudanças econômicas e políticas séc.XVIII, onde “todos” têm
acesso à escola , mais o que vale de fato , é o mérito .

Começa apartir daí, a supervalorização do diploma e para obtê-lo,
espera-se um aluno disciplinado e que faz tudo que o professor manda. A
educação passa a ser totalmente centralizada na pessoa do professor ao mesmo
tempo que passa a prometer:desenvolvmento, mobilidade social e igualdade.

Na era das incertezas que tem início no Séc XX , anos 60, temos uma
pressão para a massificação do saber escolar surgindo novas contradições do
tipo: quanto mais popular a escola , menos vale o diploma.

Na era das incertezas , a escola não garante mais o emprego e a ascensão
social , o idel passa a ser procurar um jeito de ganhar dinheiro.

A educação básica continua necessário, mas o culto ao diploma não. Além
do saber escolar os alunos têm que ter competências(habilidades) para se “dar
bem” na vida.

Segundo o autor, Rui canário, tudo isto, tem provocado uma erosão da centralidade da
escola que possuía o antigo monopólio legítimo da certificação dos
conhecimentos. A escola do elitismos passou à exclusão relativa diante da
massificação que provocou o seu dequilíbrio ao longo dos 200 anos de escola
modena.

Hoje, continua a mutação , citada por Rui Canário , pois está aberta a
novos públicos. A antiga escola , criada para atender aos anseios da sociedade
,é questionada , o que ela ensina, carece de sentido na vida dos alunos e
professoresPara o autor , o futuro da
escola é sombrio , ela carece de legitimidade social, na medida que exclue até
mesmo dentro da escola.

Para uma escola do futuro , é preciso manter uma crítica “aos modelos” de
escolas atuais. Temos que pensar uma nova escola e nós enquanto sujeitos. Só
manter os alunos dentro da escola não basta , é necessário estarmos atentos ao
seguinte questionamento: se a escola é o local do conhecimento , como obtê-lo
em uma escola arcaica?



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