BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Ensino das Artes e da Música
(Ronaldo)

Publicidade
fAZER MUSICAL E A APRECIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO

Bom, podemos notar como as crianças têm aprendido com os adultos, mesmo sendo certo ou errado. As crianças não nascem sabendo a música em si, mas, elas aprendem a gostar a partir do momento em que as pessoas que a rodeiam gostam também de musica,que essas pessoas tenham um ouvido sensível para perceber a musica em todos os ambientes do seu convívio.
Dizem que a musica ajuda a melhorar o raciocínio, ajuda a ter um reflexo mais rápido, realmente a ciência comprova, e ainda podemos notar crianças mais habilidosas e seguras para poderem chegar com mais segurança em seus objetivos. A musica proporcionara a essas crianças um mundo com oportunidades, um mundo em que a segurança pessoal, a confiança em si mesmo tem sido motivo de sucesso.

FAZER MUSICAL E A APRECIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Podemos notar como esse mundo tem se tornado mais visual e sonoro. Podemos notar como as cores, os movimentos e sons tem sido os elementos mais presentes na nossa vida, no nosso cotidiano, e esses são os elementos da arte.
A música é uma das linguagens da disciplina da arte, está presente no nosso dia a dia, na televisão, nas ruas, nas igrejas, consultórios, enfim podemos notar como a musica é a nossa vida. Sem a música paramos de funciona.
Realmente tem sido importante colocar isto em pauta, pois as crianças acordam com musica, dormem com musica, é importante orientarmos desde cedo essas crianças a diferenciarem a musica. Levar a criança a aprender musica, e para isto existe varias maneiras, freqüentar aulas particulares de instrumeto, técnicas vocais, e outros mais. Porém nada difere em colocar na criança o gosto pela musica, independente de que instrumento ela irá aprender a tocar.
Esse fazer musical o professor deve estar ciente de que ele é via do gosto que a criança terá pela musica, será necessário que esse professor também admire a musica de forma particular, é necessário que ele goste de musica. A apreciação musical pela criança também é a tarefa do professor, será necessário que o professor tenha disponibilidade de poder apresentar a criança a musica como ela é. A musica é alegre, é sensibilidade, é liberdade, a musica pode trazer vários aspectos na vida de um ser humano.
O professor deve desenvolver instrumentos de percepção necessários para que o individuo possa ser sensível a musica, aprendê-la, recebendo o material sonoro como significativo. Esse professor deve passar a musica como algo fácil, como algo que direcione melhor a sua vida.
Muitas crianças detestam a musica, acham difícil, isto porque os pais, ou algum adulto colocou impecilhos para que ela não aprendesse de forma gostosa o prazer da musica.
Podemos notar como muitas crianças pegam o gosto pela coisa e caminham sozinhas, mesmo não nascendo com este dom, ela aprendem a gostar de tal forma que apreciam e começam a influenciar outros com sua forma de viver. A partir desse momento a visão desta criança é diferenciada dos outros. Ela se torna mais sensível e pronta a desenvolver talentos.
Todos sabem que a musica pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de se expressar através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade, a musica se presta para favorecer uma serie de áreas da criança. Essas áreas incluem a sensibilidade, a motricidade, o raciocínio, alem da transmissão e do resgate de uma serie de elementos da cultura.
(Del Bem;Hentschke)

A importância da musica na escola é tão forte que já se nota a mudança de aspecto do convívio social dessas crianças. É fácil notar como as musicas infantis trazem alegria, como as musicas infantis resgatam com força a infantilidade de muitos. Então, porque não buscarmos melhorar essa forma de ensino da musica, professores que se preocupem mais em aprender também, em aprender a ensinar musica. Mesmo que na educação infantil não se visa formar músicos profissionais, mas sim, auxiliar no processo de transmissão e criação de praticasmusico - culturais como parte da construçãode sua cidadania. Veremos que a musica ampliará a capacidade perceptiva, expressiva e reflexiva com relação ao uso da musical. É importante que no processo de musicalização a preocupação maior seja com o desenvolvimento geral da criança.


CONCLUSÃO

Conclui-se que o ensino da musica é muito importante para o desenvolvimento da criança, a criança terá capacidade além de musicais, ela poderá ter maiores facilidades de se integrar no grupo, de autoafirmar-se, de cooperar, de respeitar os colegas e professores, comportar-se de uma forma tolerante, de ser solidário e cooperativo em vez de competitivo, de ouvir com atenção, de interpretar e de fundamentar propostas pessoais, de comportar-secomunicativamente no grupo. Podemos ver que a música faz parte de nossa vida, é importante ser sensível para percebê-la. Vamos ensinar nossas crianças a perceber também?



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
DEMO, Pedro.Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Pesquisa: princípio científico e educativo.6. ed.São Paulo: Cortez, 2000.
MEC. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do desporto, 1998. Volume 1
MONTAGNINI, Rosely Cardoso. Ensino das Artes e da Música. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

A musica proporcionará a essas crianças um mundo com oportunidades, um mundo em que a segurança pessoal, a confiança em si mesmo tem sido motivo de sucesso.



Resumos Relacionados


- A Educação Musical Na Pré Escola

- A Musica...

- De Musica

- Música : Linguagem Internacional

- Melhor Música Sertaneja - Luan Santana



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia