BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Projeto Escolar
(Ronaldo Pereira)

Publicidade
Relevancia do Projeto

A relevancia deste projeto é sanar algumas duvidas dos alunos e levá-los a maiores descobertas ainda. Através deste projeto pode-se ter uma gama muito maior ainda de conhecimento, se ficássemos preso num ensino tradicional. Este projeto visa ter um avanço interdisciplinar que com certeza responderá muitas questões e despetará muitas outras para continuarem estudando.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS


Os objetivos geraisdeste projeto é despertar nos alunos o interesse pela area de estudo de biologia, e fazê-los pensar em toda forma de vida, desde os pequeninos insetos ate aos maiores. Analisando tambem que todo inseto tem apenas seis pernas.
O objetivo especifico é levá-los a conhecer separadamente cada inseto, tentar reconhece-lo em qualquer area que estiver, qual a função daquele inseto em nosso planeta, a utilidade dele em atividade que ele exerce.

METODOLOGIA

Começaremos em sala de aula e cada aluno ira em primeiro lugar pesquisar em seu livro um inseto que melhor lhe agrade.
Depois iremos analisar se realmente quantas pernas ele tem, qual a função deste inseto, como ele se alimenta, onde vive, etc.
Depois deste estudo feito em sala de aula, já conhecendo previamente o seu inseto iremos a busca dele em um bosque vizinho, na horta da escola, na grama da escola, etc.
Após esta sistematica, iremos trazer o nosso inseto para sala de aula, pesquisá-lo e retirar todas as informações necessárias que pudermos.
Finalizaremos com uma apresentação na feira de ciencias da escola, no qual apresentaremos para todos os alunos as nossas descobertas.

AVALIAÇÃO

A avaliação na verdade será a exposição do seu trabalho, como será um trabalho em conjunto, levará cada aluno a confrontar a si mesmo e outro pelo trabalho desenvolvido, cada aluno no decorrer da pesquisa argumentou e agora colocará em praticao que aprendeu, caso algum outro aluno de sua equipe tenha duvida ou erre, o outro aluno advertirá outro sobre seu erro, e ainda contando com a ajuda do monitor de sala. Após todo projeto realizado em sala de aula iremos montar um debate para finalizar os nossos questionamentos, cada equipe irá fazer perguntas para a outra sobre o seu inseto. Assim finalizaremos o projeto.

RECURSOS DE ENSINO


Iremos ter como recurso de ensino um data-show,um laboratório com microscópio, lupas, livros didáticos, informações particulares de cada inseto. Bonecos de plástico que imitam insetos.

CONCLUSÃO

Conclui-se que realmente um trabalho com projeto é muito bom o desempenho de cada aluno, porem temos ainda dificuldades em colocá-lo em pratica. Cada projeto realmente anima os alunos a buscarem informações sobre os questionamentos propostos. Cada questionamento pode ser levantado como forma de busca pesquisa.
Para o projeto não há limite, porem é necessário saber trabalhar com este recurso. O projeto será sempre um bom auxilio ao professor para desempenhar melhor sua profissão.


REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FONSECA, Lúcia L. O universo da sala de aula: uma experiência com a pedagogia de projetos. Porto Alegre: mediação, 1999.
SANTOS, Francisca Valeria de Lima. Educação Pré-escolar. Curitiba: Posigraf.



Resumos Relacionados


- Jornal Da Tarde

- O Professor E A RelaÇÃo Com O Aluno Em Meio À Trama TecnolÓgica

- Como Elaborar Um Projeto Pedagógico

- Pedagogia Dos Projetos - Projetos Interdisciplinares

- Ciencia Da Aprendizagem E ConstruÇÃo Do Pensamento



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia