BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Fundamentos e metodologia do ensino da matemática
(Habushun)

Publicidade
Introdução


Agora podemos ver nitidamente que podemos usar ferramentas para um bom desempenho de nossas crianças, esta pesquisa nos levou a refletir melhor em ver que podemos aprender brincando. O ensino se torna mais gostoso, a aprendizagem se torna muito mais prazerosa. Como é bom realmente chegarmos a uma etapa da nossa vida e descobrir que existem muito mais coisas a ser descoberta.
Vejo que os horizontes estão cada vez mais amplos, a nossa visão tem se melhorado a cada dia, é necessário que venhamos colocar em prática todo esse conhecimento, caso contrário terá sido tudo em vão, agora vemos que a eficácia do ensino e a sua qualidade virá quando realmente estivermos aprimorando nossos conhecimentos.
É interessante notar que os números estão sempre presentes na vida da criança, é necessário que possamos motivá-las a encarar de forma prática e gostosa a aprender a matemática, o mundo dos números.


Parte 1:
Síntese do artigo

Os materiais manipuláveis deveriam ser introduzidos em todas as escolas públicas, tanto para recreação tanto quanto para que as crianças pudessem experimentar que divertindo se aprende. O fazer compreende que tudo que a criança faz sem a ajuda de um adulto ela o faz ate a sua força, é necessário que o professor possa intervir de forma pragmática e companheira o desempenho de todas crianças. Não é somente levando jogos e mais jogos para a classe ou para a escola e lançar nas mãos de todos que vamos conseguir sucesso no ensino. É necessário o empenho, engajamento de cada professor em mostrar as diferenças, as dificuldades do jogo, as facilidades do jogo, como podemos melhorar nosso raciocínio e chegar ao final, mesmo sem ganhar a partida poder aprender algo com aquele jogo. É importante que o acompanhamento de cada criança seja visto pelo supervisor dando garantia de que a criança esta aprendendo regras, números e muito mais com aquele investimento.
É necessário que todos mestres possam ver nos jogos de tabuleiros, jogos de contato, brincadeiras como instrumentos culturais, auxiliando e dando suporte necessário para cada professor.
No que diz respeito às operações com os números naturais, raramente há registros que possibilitem ao aluno relacionar as ações realizadas no material e o algoritmo que se está introduzindo. Na conjuntura atual da sociedade a ampliação das produções na área vem apontando outras tendências para o ensino de matemática e, provavelmente em decorrência disso, a discussão sobre a importância ou não da utilização de materiais manipuláveis tenham ficado em um plano secundário gerando por esta via uma má utilização dos mesmos. Reys define materiais manipuláveis como sendo: “objetos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Pod3em ser objetos reais, que tenha aplicação no dia a dia, ou podem ser objetos que são usados para apresentar uma idéia”.
Esta analise como experiência nos traz a idéia de que todo material manipulável deve ser considerado ajuda de auxilio para o professor, não adiantará nada, se for deixado por si mesmo, é importante que o professor veja quais os objetivos que deseja alcançar, e através dos jogos seguir de forma adequada e sistemática o método de ensino.
,
Parte 2
Análise dos dados

Esta pesquisa constou com um questionário de 5 perguntas. No que se diz respeito com que freqüência eles utilizavam materiais concreto com seus alunos durante as aulas de Matemática. Foram entrevistados 15 profissionais do Ensino Fundamental, dos quais 9 afirmaram utilizar materiais concretoscom freqüência , 4 disseram que quase não usam, chegando a utilizar uma vez por mês e 2 não utilizam. Na segunda questão os professores explicaram ao seu ver se os materiais concretos auxiliam o processo de aprendizagem em Matemática e por quê. Todos realmente reconheceram que o material de apoio pode ajudar na aprendizagem, pois busca o desenvolvimento da percepção e clareza no raciocínio, alem de possibilitar uma maior participação dos alunos.
Na quarta indagação os professores escolheram as dificuldades de se usar materiais concretos nas aulas de Matemática, a falta de materiais na escola, para 6 educadores as salas estão muito cheias, isto com certeza dificulta o trabalho, 3 enfocaram a indisciplina do aluno e para apenas 1 educador a direção da escola não encara a utilização desse material como importante na aprendizagem.
Logo depois pedimos que os professores listassem os materiais concretos mais utilizados por eles nas aulas de Matemáticas, Material Dourado em primeiro lugar, logo após oTangran,e por último o Xadrez, e também os professores tem o costume de usar sementes e palitinhos e outros mais.

Conclusão


Bom, é importante ressaltar que esta pesquisa nos trouxe uma grande bagagem de conhecimento que antes não havia. Depois de todos conceitos analisados e as entrevistas realizadas podemos concluir que este trabalho nos possibilitou acumular, ganhar , uma enorme experiência, pois podemos correlacionar os princípios teóricos com os práticos e sem sombra de duvida permitiu nos crescer muito mais ainda como alunos unopar.
Através desta pesquisa, como aluno de pedagogia pudemos constatar que necessitam de muita ajuda todas as escolas publicas, necessitam de um verdadeiro plano de mudança no que se diz ensino da matemática através da ludicidade, na formação continuada, na questão de que o governo precisa investir financeiramente na compra de materiais, e motivar os professores no meio dos anos de suas profissões a continuar animados, e encorajados a dar o melhor no ensino escolar.



Resumos Relacionados


- Aprendizagem E Motivação

- Utilidades Da Informática Na Matemática

- A Matemática Pulsa No Dia-a-dia

- Jornal Da Tarde

- A Indisciplina



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia