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Temas sociais na educação infantil
(Habushun)

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TEMAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


INTRODUÇÃO


Pode-se notar hoje que existe grande facilidade em se comunicar nos dias de hoje. A facilidade de poder usar a tecnologia que todos tem é fantastico, sabe-se que podemos já conhecer as culturas do povo que vive a margem do rio amazonas e outros povos tambem sem sair de nosso territorio.
Podemos hoje ter varios conhecimentos de outras culturas sem sair de nosso pais, devido a facilidade de internet, televisões com melhores recepções, celulares, etc. As escolas estao bem equipadas em muitos equipamentos modernos que facilita a educação das crianças em conhecer melhor outras culturas, ate mesmo em paises distantes, sem sair do sofá. Iremos analisar neste trabalho como as escolas usam os recursos necessarios para educar suas crianças e conhecerem melhor outras culturas, recursos impressos e outros.


TEMAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



O material analisado trás boas condições de aprendizagem para os alunos que a tem nas mãos é um material de excelente qualidade e que tem grande durabilidade. Existe uma seqüência de estudos sistemáticos para os alunos, eles não perdem o fio da aprendizagem. É muito bom ver que um investimento pesado como esse é lançadona educação infantil. Um ponto negativo neste material é que ele não é acessível para todos, o preço por apostila é muito caro, nem todos podem pagar suavemente cada apostila, para se ter o seqüencial destas apostilas deve pagar em varias parcelas para poder ter o material em mãos.
A apostila é do Sistema Positivo de Ensino, temos como autora Francisca Valeria de Lima Santos. a editora é Gráfica e Editora Posigraf S/A – Curitiba - PR.. Sim o material analisado contempla o tema povos indígena, moradia, trabalho e outros. Sim, a apostila trabalha artes e muito a questão do folclore brasileiro. Os desenhos são de ótima qualidade e as figuras são grandes com muita facilidade de visibilidade.
O material didático analisado coloca em ponta o objetivo primordial que é favorecer nos alunos a identificação de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano para que seja incorporado pelas crianças, atitudes de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com que convive na escola. Desde as diferenças de temperamento e habilidades e conhecimento ate as diferenças de gênero etnias e credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
Considerando tais aspectos a proposta de reflexão a respeito das características do ser humano não deve centralizar-se no professor. É necessário espaço para que os alunos possam refletir a respeito do assunto em questão, e encontrar resposta e explicações por si mesmas. Nesse sentido, ouvir atentamente o pensar individual e coletivo é fundamental, bem como promover debate, a troca de idéias para que os alunos aprendam a respeitara opinião dos colegas e, também, possam aprender uns com os outros, ampliando seus olhares, seus conhecimentos e sentimentos.
O pedagogo responsável pela instituição desenvolve em sua escola métodos como filmes e teatros, fantoches, passeios na cidade que motivem os alunos a guardarem datas e festas relacionados aos temas. A escola tem uma boa estrutura, tem uma boa sala de TV, e uma videoteca que facilita para os professores trabalharem com o tema proposto. Filmes na área de folclore, cultura-afro, indígenas e outros. Sempre fazemos uso destes filmes, nos dias propostos pelo calendário.
Muitas crianças vêem uma grande diferença em relação de si mesma com outros colegas, ate mesmo com outros povos, porque eles vestem daquela forma, porque comem aquilo, etc.


CONCLUSÃO

Conclui-se que a criança esta aberta para o ensino, esta pronta a receber todo e qualquer ensinamento. A leitura é essencial para eles, é necessário que tenham pessoas que dispostas a desempenhar este papel. A educação infantil, através desta ferramenta é que podemos garantir um país alfabetizado, um país igualitário, quando nossas crianças estiverem recebendo uma educação de qualidade.
As crianças estarão fazendo a leitura do mundo em que vivemos, um mundo que ensinamos a viver, e que mundoseria esse que ensinamos a viver?



REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SANTOS, Francisca Valéria de Lima. Educação Infantil. Gráfica e Editora Posigraf S.A. 2006
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2002.



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