Metodologia da oral e escrita
(Ronaldo Silva)
CURSO DE PEDAGOGIA 3º SEMESTRE
INTRODUÇÃO
As crianças dependem muito dos adultos para lhes ensinar,depéndem deles para poder se alimentar, dependem deles para poderem ter um lar. Essas dependencias fazem deles pequeninos indefesos, para isso é necessario que tenham adultos maduros, capacitados, e prontos a servir essas crianças famintas em aprender. Tao pequeninas já nos imitam, pensado que já podem exercer alguma profissao.
Devemos aproveitar essa oportunidade e colocar diantes destes pequeninos as ferramentas necessarias para o seu desenvolvimento, caso contrario iremos ter muitos adultos fora de si, pertubados, moribundos e sem vontade de viver.
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Atividade 1:
No texto 1, argumente de que maneira a proposta construtivista pode contribuir com o desenvolvimento da aquisição da linguagem oral e escrita na educação de crianças em fase de alfabetização.
Com o processo de letramento, o uso de praticas de leituras e escrita na sala de aula. A leitura e escrita trás um grande avanço para a criança de forma que ela aprende gradativamente.
Atividade 2:
Levando em conta os conteúdos abordados durante nossos estudos, responda de que modo a adoção do trabalho com os pré-requisitos pode contribuir para maior eficácia no processo de alfabetização? Justifique sua resposta.
Sim. Sabemos que a criança tem uma grande facilidade em imitar, em tentar fazer igual, ai entra o trabalho do educador, fazendo valer tudo que aprendeu em torno da criança. Podemos usar de forma lúdica as brincadeiras, desenhos e posteriormente associar os desenhos com as palavras, também podemos usar métodos de usar a expressão corporal com o pequeninos, podemos mostrar nossas mãos e comparar, tamanhos, e outros mais, associar nome para cada parte do corpo. A coordenação motora ampla e coordenação motora fina, essas coordenações entre si deixam a criança mais confiante no que vão fazer, trabalhando esta questão de equilíbrio corporal, movimentos das mãos fazem da criança muitos mais encorajadas a aprender.
Atividade 3:
Considerando as discussões levantadas na disciplina de Fundamentos e
Metodologias do Ensino da Linguagem Oral e Escrita, que atividades podem ser desenvolvidas com crianças que se encontram na fase das garatujas, para
desenvolverem-se na escrita? Justifique.
Aqui a criança ainda associa o som da língua com a grafia, é importante que a criança possa acompanhar o que quer que se escreve com o desenho, ou mesmo com o objeto próximo a ela, pode ser passado para elas formas de escrita, como tentar escrever certa palavra, fazendo ondinhas no caderno, como se quisesse escrever montanha, fazer sobe e desce, círculos e assim sucessivamente. Mostrar para a criança o desenho, a arte visual traz grande avanço no que se diz em tentar escrever algo pela primeira vez.
Atividade 4:
O texto 2, trata dos contos de fada contados e lidos há muitos anos.
Você acredita que estas histórias ainda têm relevância para a educação infantil?Justifique sua resposta.
Sim. Através dos contos podemos aplicar para as crianças lições de moral, de ética, e ainda fazê-las sonhar acordadas. Através da historia infantil, ou melhor, estórias infantis podem mostrar o lado mal e o lado do bem, podemos fazer muitas aplicações para o dia a dia da criança, podemos trazer valores para as crianças que jamais elas ouviriam em algum lugar. Bom é claro que muitas estórias mostram o lado do mal se dar bem, mas assim mesmo podemos ver que a criança pode tirar suas próprias conclusões.
Essa relevância na educação infantil é que podemos despertar nos pequeninos o desejo de entrar na historia, de fazer parte dela, de poder também contribuir com o resto da humanidade. Então, continuemos a contar estórias.
CONCLUSÃO
Conclui-se que a criança esta aberta para o ensino, esta pronta a receber todo e qualquer ensinamento. A leitura é essencial para eles, é necessário que tenham pessoas que dispostas a desempenhar este papel. A educação infantil, através desta ferramenta é que podemos garantir um país alfabetizado, um país igualitário, quando nossas crianças estiverem recebendo uma educação de qualidade.
As crianças estarão fazendo a leitura do mundo em que vivemos, um mundo que ensinamos a viver, e que mundoseria esse que ensinamos a viver?
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil : gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTRO, Célia Romea. Linguagem oral e escrita na educação infantil. In: LLEIXA, Arribas Teresa (Org.). Educação Infantil : desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DEVINE, Monica. A fala do bebê : e a arte de se comunicar com ele. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização . 24.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KAMII, Constance. A criança e o número : implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos.Campinas: Papirus,1996.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2002.
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