Relatório final de estágio
(Habushun)
INTRODUÇÃO
A grande facilidade de trabalhar com ensino infantil é a facilidade que as crianças têm de captar aquilo que esta sendo ensinado a elas.A proposta do tema foi algo que realmente vi a necessidade de ser aplicada naquela escola. O trabalho em si foi muito gratificante por causa da recepção do assunto “Valores Humanos”, crianças que têm pais com condições financeiras muito boas, por isso estão estudando em escolas particulares.
Com esta proposta em mente pude notar que era muito necessário investir em um tema que realmente enfocasse algo que pudesse ser aprimorado. As crianças ficaram assustadas com o boneco que foi proposto por mim para poder ajudar a contar a estória, que por sinal era um boneco negro, afro descendente.
Depois de tudo isso pronto realmente o desenvolvimento deste trabalho foi algo que surgiu sem muitas complicações, porque foi fluindo, e isto é muito bom, creio que deu um resultado eficaz, segundo o tema que foi abordado.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola e o corpo docente tem o dever de tentar promover uma reflexão com os alunos sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. Esse tipo de reflexão pode ser feita por qualquer professor, seja qual for sua formação.
A sociedade atual tem produzido indivíduos que não possuem apreço e respeito à vida. A violência não tem como autores somente criminosos de classes excluídas, existem pessoas de camadas sociais elevadas que promovem deploráveis atos dessa natureza. Diante dessa realidade, os educadores podem trabalhar temas em sala como o respeito à vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, entre outras; destacando que as pessoas são diferentes, mas que cada uma possui sua identidade e carrega consigo uma história de vida.
CAPITULO 1- IGUALDADE E JUSTIÇA
Realmente precisamos ser mais insistentes em abordar temas como equidade, termo que está vinculado à igualdade e justiça entre todas as camadas sociais, até porque grande parte das constituições dos países espalhados pelo mundo afirma que todos são iguais perante a lei.
O educador deve reforçar ainda acerca da responsabilidade social, destacando que toda pessoa tem seu dever na sociedade, e que pode contribuir com a melhoria da mesma por meio de atitudes construtivas, tais como preservação do patrimônio publico, e privado, trabalho voluntario. Outro valor humano que pode e deve ser constantemente abordado é a solidariedade, esse é um ato que demonstra amor fraternal àqueles que necessitam, é feito sem esperar nada em troca. Seu objetivo é conseguir ajudar alguém que precisa.
A honestidade é outro valor humano esquecido pelas pessoas, diante disso, o professor tem a incumbência de determinar que ser honesto nos leva à retidão, e essa nos proporciona paz. Juntamente com todos os valores ligados ao modo correto de um ser humano proceder em sua vida, respeitando a si e a sociedade. Portanto, os princípios básicos da educação devem levar o individuo a se desenvolver de forma responsável formando assim um homem moral. O homem moral é aquele que avalia as conseqüências de seus atos de forma profunda, levando em conta o respeito pelo seu semelhante e também cultivando a pratica dos Valores Humanos não apenas em direção aos seus semelhantes mas em relação à natureza e todos os outros seres, procurando o bem. Esse homem reflete, admira e constrói com respeito e amor a si e aos outros, pois, para ser bom, não deve ser apenas inteligente e especialista no seu trabalho mas na sua conduta. Nesse sentido não se pode negar o papel do professor, conforme afirma SAI BABA apud BURROWS & AYUDHYA (2000,P.2):
“O professor têm a maior participação na moldagem dofuturo de um país. De todas as profissões a de vocês é a
mais nobre, a mais difícil e a mais importante”.
Diante disso, a escola deverá orientar seus professores, no sentido de conscientizá-los de seu importante papel na formação de pessoas, pois os exemplos dados pelos mestres servem de espelho para a maioria dos estudantes. Os conteúdos que deverão ser ministrados precisam ser de boa qualidade, porém não se deve esquecer a formação do individuo como um todo, senão estaremos compartimentando o homem, separando o intelecto do resto de seu ser. Isso, infelizmente, tem ocorrido na educação atual, gerando um verdadeiro caos social em que a mentira, a trapaça, a violência a falta de respeito e o egoísmo prevalecem, já que o se verifica na educação, hoje tem a ver com os reais valores do individuo, que deveriam ser pautados no Amor, Verdade, Ação Correta, Paz e não-violência que são valores que irão despertar a Excelência humana do ser.
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