BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Ciencia DA APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
(ANDRÉ; Marly)

Publicidade
COERENCIA – RESENHA.
CIENCIA DA APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
· ANDRÉ, Marly. Pedagogia das Diferenças na Sala de Aula, coleção prática pedagógica. Papirus, S.P, 1999.


A pedagogia das diferenças, incorpora as rotinas da Escola Nova,ou seja, o professor assume papel de orientador e facilitador da aprendizagem, enquanto o aluno é o personagem principal, no processo de construção do conhecimento.
No texto enfatizam-se registros de como os Diários dos alunos foi se tornando um instrumento de investigação Didática para os professores. Por meio dos Registros das crianças sobre seus processos de aprendizagem, o educador teve oportunidade de coletar informações a respeito. Assim os diários das crianças permitiram aos professores avaliar em várias instancias o desenvolvimento de suas práticas educativas.
Quando bem orientada e assistida a criança percebe os exercícios e as questões a ela propostas e elabora respostas para cada questionamento, reflete sobre o próprio conhecimento através do aprendizado e dos erros anteriores e com autonomia resolve as propostas que lhe são apresentadas.
Oprofessor observador e investigador compreende as diferenças e as dificuldades de cada aluno e age de acordo com a necessidade da classe que rege, encarando com naturalidade as diversidades apresentadas na sala de aula a cada dia e asparticularidades de cada docente.
No texto pesquisado identificamos preocupações que são nossas também. Muitas vezes culpamos fatores externos à sala de aula enquanto o problema está dentro da sala, pela nossa própria inexperiência e talvez insegurança. Ao avaliarmos nossa conduta como educador percebe-se que a estafa, estresse pode ter explicação no nosso afastamento com os problemas em sala, mas preferimos seguir o caminho da maioria e nos abstermos de qualquer realidade.
A avaliação do nosso trabalho pode nos auxiliar para nos conhecermos melhor e olhar para o nosso papel como educadores. A pesquisa mostra que aprender a ensinar é um processo que se consolida com a prática docente reflexiva.


Por:Elizete Pereira da Silva Zei

Brasilia, 02 de Agosto de 2011



Resumos Relacionados


- Um Olhar Sobre A Escola

- Formação Continuada Para Professores : Teoria E Pratica

- Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação

- O Professor E A RelaÇÃo Com O Aluno Em Meio À Trama TecnolÓgica

- Articulação De Pesquisa E Formação Docente



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia