Barreiras do modelo "método e técnicas"
(Organização das Nações Unidas)
O Serviço Social clássico ou tradicional (até final dos anos 50/ meados dos anos 60 a nível internacional e até 1974 a nível português) evoluiu segundo a lógica do modelo "métodos e técnicas", que sobrevalorizou a prática e detrimento da teoria. Esta atitude, durante muito tempo, limitou os trabalhadores por falta de consubstanciação ao nível da ciência; portanto, produziu obstáculos ao pensamento integrativo. As barreiras que retardaram o crescimento do Serviço Social como uma profissão e que podem constituir riscos para o futuro:Atitudes anti-intelectuaisA razão para estas atitudes parece ser a focalização sobre o indivíduo como ser único e não na sua totalidade e integridade. Uma das críticas feitas a esta forma de agir é que a experiência profissional só se consegue através de um estudo exaustivo de vários casos e através da comunicação entre os vários assistentes sociais com vista ao desenvolvimento da teoria (generalização). A resistência ao pensamento científico teve como razão o facto deste ser visto como uma ameaça à unidade do indivíduo e à lógica do sentir e agir que caracterizava o assistente social da época. Resistência à abordagem dedutivaEsta barreira refere-se à resistência a quadros de referência e a generalizações sobre a prática do Serviço Social, à criação de uma base comum, sob pretexto de que os assistentes sociais preferem começar com alguma prática familiar a eles e não se envolver em hipóteses globais ou em quadros amplos de referência vistos como potenciais bloqueadores da actuação.Abuso da abordagem democráticaA grande abertura dada ao sistema democrático contribuiu para um não reconhecimento da responsabilidade dos profissionais para desenvolver e para continuar o desenvolvimento da teoria e na elaboração de conhecimento anteriormente feito. Deste modo, quanto menores bases comuns, mais difícil se tornava haver um modelo profissional.
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