O macaco inteligente
(Edoardo Boncinelli e Giulio Giorello)
Que animal é um Homo sapiens? O que o diferencia dos outros? Liberdade? Ou isso é uma ilusão? Estas são perguntas que pomos desde há séculos: sobre livre arbítrio e predestinação consumiu-se a fractura entre Catolicismo e Reforma; do homem-máquina e determinismo discutiu a filosofia do século XVII e XIX, em seguida, chegou Darwin com a sua “ideia perigosa " da evolução; no século XX, tudo parecia depender dos genes; os avanços na neurociência mudaram a investigação dentro do cérebro. Edoardo Boncinelli e Giulio Giorello fazem o ponto sobre o estado atual da pesquisa e analisam os limites teológicos, físicos, éticos e biológicos que condicionam o indivíduo. O resultado é uma nova concepção de liberdade: não mais um dom dado por certo, mas um processo intimamente ligado às nossas ações. O homem constrói sua liberdade dia após dia e não importa se ele actua contra Deus e a natureza, ou se aceitam as suas regras, porque, no final, não somos outra coisa que um produto das nossas escolhas.
O homem é condicionado mais do que se pensa: todos nós acreditamos ser livres, mas na verdade temos tantas influências que encaminham as nossas escolhas.
Nas páginas finais do livro Edoardo Boncinelli escreve: "Há um fragmento de Nietzsche que diz mais ou menos isto: " O problema dos filósofos é que são influenciados pelas palavras e caem na sua rede ". Ele continua dizendo: "Frequentemenete reflete-se nalguns dos meus colegas esta armadilha, porque acabam por falar apenas... de palavras. Espero que aqui, pelo menos parcialmente, seja conseguido o nosso esforço de tratar o menos possível de palavras e o mais possível de coisas." Giorello escreve em resposta a esta declaração: "A filosofia deveria ser emancipação intelectual. Às vezes é-o só porque livra-nos das gaiolas construídas por algum outro filósofo ..."
Resumos Relacionados
- O Que é Filosofia?
- Liberdade
- O Que é Angústia Existencial?
- Nietzsche Para Estressados
- Bob Marley: Talking (bob Marley Segundo Suas Próprias Palavras)
|
|