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Educacao ambiental
(Muchangos; Anicetos)

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Estratégias para a sua implementação
A EA é uma estratégia de preservação ambiental; para se efectivar este objectivo, pode-se implementar algumas actividades tais como: inovação dos planos de educação, educação formal e não formal, educação de grupos específicos, formação do pessoal, investigações educacionais e através dos meios de comunicação social.
Planificação e inovação educacional: é bem sabido que toda a acção humana é efectivado consoante a educação por ele tida, seja ela formal assim como não formal, com isto, podemos crer que com a incorporação dos conteúdos relacionados com o meio ambiente nos conteúdos do PEA, do ensino primário ao superior inclusivo, esta medida pode contribuir significativamente para a eficácia das medidas relacionadas com a preservação do meio ambiente. Com isto, estaremos perante uma reforma do sistema educativo; é de salientar que esta renovação do sistema deve estar todo ele acompanhado pelas metodologias adequadas para o processo educativo eficaz.
Alem deste sector primordial (educação) tem ainda os projectos inseridos nos programas governamentais que podem por obrigação incluir a EA nas suas actividades.
Educação formal e não formal: na conferencia da UNESCO realizada em 1968 sobre a EA, tomou-se a decisão de que a educação ambiental que inicia no ensino primário devia prolongar-se até ao nível universitário, com tudo, a sua leccionação terá mais a ver com as condições locais em que os estudantes estarão inseridos, pois com isto, os alunos irão aprender com vista a resolver os problemas que assolam os problemas que os assola, inicialmente ao nível das suas casas e depois na comunidade em geral, com esta actividade, os alunos estarão por outro lado a serem motivados no processo.
Para que esta actividade se efective com sucesso, é necessária a capacitação dos educadores na área da educação ambiental e conhecerem os problemas ambientais que assolam a comunidade em que se encontra para a possível resolução do problema, uma das maneiras da resolução é a interdisciplinaridade que permite a fácil disseminação da informação, e este processo deve ser acompanhado pelo material didáctico adequado. É de salientar que já no nível superior nesta educação deve-se privilegiar o conhecimento dos conceitos e das praticas ambientais, que integrar-se-ão ás outras disciplinas das ciências Naturais, Sociais e Técnicas, com a ajuda da ONG´s, em especial as juvenis de trabalhadores e estudantes, poderá ajudar significativamente a alcançar os objectivos da EANF (educação ambiental não formal), que são: "A formação do cidadãos capazes de compreender as suas próprias responsabilidades em relação ao ambiente" e "desencadeamento da consciência dos vários grupos populacionais em relação á vários eco sistemas e ambientes socio-culturais em que vivem, trabalham e recriam".
Já na educação não formal, é necessário um grande esforço por parte dos responsáveis, o apoio a esta Educação Ambiental seria a sua integração nas actividades dos projectos e actividades, por outro lado, podem ser usados alguns recursos que previamente façam parte da EA formal.
Acima de tudo, os órgãos de comunicação social podem de uma maneira significante ajudarem no processo.
Educação de grupos específicos: a formação destes indivíduos é de estrema importância pelo facto de estes poderem de uma maneira significativa desenvolverem uma EA eficaz. Os tais grupos específicos podem estar incorporados em diversas áreas científicas que se encontrem em funcionamento com a sociedade. Acima de tudo, é de
estrema importância a implementação da Educação ambiental nos programas de formação profissional.
Formação de formadores: os grupos formados devem em seu torno serem capacitados de modo que ao exercerem suas actividades laborais, incorporarem a Educação Ambiental. Para o caso da formação docente deve ser formado no sentido de possuírem conceitos básicos ambientais, e com isto, irão desenvolver a consciência ambiental para as boas praticas. Por outro lado, estes devem perceber que os problemas ambientais afectam o desenvolvimento humano no geral e ou socioeconómico nacional em particular. É bem sabido que pela profissão que exercem, os docentes facilmente poderão alcançar os objectivos da EA pois tem um grupo alvo muito abrangente e facilmente este grupo aderem as ideias difundidas pelos professores.
Investigação: o SNE (sistema nacional de educação) propõe que os docentes formados estejam preparados para o ensino pré-primário, primário, secundário, etc., formal e não formal.
Actualmente tem se feito pesquisas e investigações para o melhoramento da EA a nível nacional local e nacional, os programas que serão desenvolvidos a curto ou longo prazo, estes programas devem ser capazes de modificar às atitudes dos alunos ou estudantes.
Por outro lado é importante a formação de indivíduos responsáveis pela verificação da efectividade dos conteúdos dados, em forma de avaliação, se não estiverem, devem-se então criar métodos alternativos.
Comunicação Social: tal como disse anteriormente, a comunicação social é um grande órgão que nos permite a dessiminação de informações de um modo muito significativo e rápido. Tendo em conta este aspecto, a EA alia-se aos órgãos de comunicação social para a propagação das estratégias de mitigação dos problemas ambientais e dos desastres que se fazem sentir devido aos problemas ambientais, como por exemplo: epidemias, desastres naturais, erosão, etc., estes aspectos de algum modo significativo contribuem para a mudança dos comportamentos face ao problema.
É importante sublinhar que a comunicação social tem a capacidade de realizar a educação formal e não formal, em várias ocasiões em que ensina, os educadores tal como os educandos são entes que adquirem as informações por diversos meios, daí que é de estrema importância a integração dos conteúdos relacionados com o meio ambiente nos programas televisivos.



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